Mariana Degener no Armani Silos, Milão
Evasão

Fora dos desfiles, a vida numa Semana de Moda de Milão

O que ver e fazer quando não estão a acontecer os desfiles da Semana de Moda de Milão? Um guia à boleia da digital influencer Mariana Degener.

Não é por acaso que Milão é considerada uma das principais capitais da moda. A cidade vive desse charme Made in Italy que seduz o mundo e há muito que se assumiu como um destino de compras, com a obrigatória passagem pela Galleria Vittorio Emanuele II. 

A sua Semana de Moda sempre foi uma das mais emblemáticas na indústria e é com essas imagens que se tem posicionado no mundo, mas Milão é uma cidade vibrante todo o ano e sinónimo de experiências únicas e irrepetíveis da moda à cultura, e, claro, sem faltar a gastronomia que também está sempre na moda.

Por ocasião da Semana de Moda de Milão, a digital influencer Mariana Degener está em Itália e entre desfiles tem aproveitado estes dias para explorar toda esta oferta de luxo. 

"O que mais esperava ver nesta Semana de Moda eram principalmente as tendências, mas também mostrar, como comunicadora digital que sou, o que Milão tem para oferecer além dos desfiles. Porque é uma cidade onde a moda acontece, novas marcas surgem, há novos locais e hubs a comunicarem toda a indústria da moda sustentável e ética. E tudo isto tem que ser comunicado além do óbvio", diz. 

À Versa Mariana revela os lugares mais especiais da cidade que tem visitado, traçando uma espécie de guia com as principais atrações (e tentações). 

Armani Silos 

2015 foi um ano marcante para Milão. Além de a Fondazione Prada se ter instalado na cidade, foi também nesta data que Giorgio Armani decidiu abrir o Armani Silos, um museu dedicado à moda e espaço de exposições localizado na província Via Bergognone da Fossano, como modo de celebração dos seus 40 anos de carreira.  

E porquê chamar “silos” ao museu? “Porque o edifício era usado para armazenar comida, o que é, claro, essencial para a vida. Para o criador, tal como a comida, as roupas são também parte da vida”, revela o museu no site.

Além das exposições permanentes que exploram as inspirações de Armani, está patente a exposição sobre Aldo Fallai, que decorre até 11 de agosto.  

Camera Nazionale della Moda Italiana 

Fundada em 1958, a Camera Nazionale della Moda Italiana é uma associação sem fins lucrativos que regula, coordena e promove o desenvolvimento da moda italiana. 

Desde o início que aposta no “conhecimento, promoção e desenvolvimento da moda através de grandes eventos em Itália e no exterior” e, mais recentemente, com a assinatura de um acordo ítalo-francês, passou também a estar empenhada num política comum para o “desenvolvimento e promoção de produtos de luxo fora da Europa”.

Por isso mesmo, durante a Semana de Moda de Milão a Camera Nazionale della Moda Italiana apresenta o Fashion Hub, iniciativa que de 20 a 26 de fevereiro ocupa o Palazzo Giureconsulti, no centro de Milão, e que pretende reunir projetos inovadores, talentos e todos aqueles que visitam Milão nesta semana especial.

Shiseido Spa 

Gallia Health Club & Shiseido Spa Milan é o nome do spa localizado no sexto e sétimo andares do Excelsior Hotel Gallia. Foi no ambiente de um hotel de cinco estrelas, com os tratamentos de bem-estar da Shiseido e vista panorâmica para o centro histórico da cidade, que Mariana Degener fez uma massagem para assim desacelerar do ritmo frenético da Semana de Moda de Milão.  

"Todos estes tratamentos e experiências são muito importantes por dois motivos. Primeiro, porque temos de nos sentir bem connosco próprios e a beleza vem de dentro para fora antes de vestir o que quer que seja para a Semana de Moda de Milão. Segundo, porque é uma semana com muito a acontecer e muito stress. Para além de tudo o que se mostra nas redes sociais, há muitos eventos, muitos photoshoots, muitos encontros, muito networking e estas experiências acabam por ser um momento de relaxe", diz Mariana à Versa.

As massagens corporais custam desde €160.  

Rumore Milano 

Queres uma novidade fresquinha e que está na moda entre a oferta gastronómica de Milão? O restaurante Rumore abriu em dezembro de 2023 e apresenta-se como um mix entre um bar americano luxuoso e um club, que Mariana Degener foi conhecer nos primeiros dias da Semana de Moda de Milão e onde provou um dos seus pratos favoritos de toda a Semana de Moda.

A decoração é marcada por animal print, tons quentes e veludo, que nos remetem para os anos 70 e para o tema Rumore, que dá nome ao espaço em tributo a Raffaella Carrà, uma das cantoras favoritas de Riccardo Giraudi, consultor do novo restaurante.  

 

Restaurante Straf  

Saímos de um club e passamos para o restaurante Straf, do hotel com o mesmo nome no centro de Milão, onde a digital influencer portuguesa se sentou para almoçar ao quarto dia de evento. E há uma razão para ser a opção ideal para uma Semana de Moda. 

"A carta apresenta pratos rápidos internacionais para pessoas ocupadas, como a sanduíche Straf, sabores de fusão, pedaços de frango tandoori com arroz basmati e vegetariano”.

E quem tiver mais algum tempo, pode voltar entre as 17h30 e as 21h para a Happy Hour, com música ao vivo e Dj Set.  

Nécessaire

Retinol combate as rugas, mas especialista deixa alerta

Já deves ter ouvido falar nas maravilhas do retinol, mas talvez ainda não sabias que também pode ser um vilão da skincare. Ouve o alerta de uma especialista.

Evasão