Café | Fotografia: Pexels
Gourmet

Bebes várias chávena de café por dia? Sabe o que faz ao teu cérebro

Uma chávena de café por dia nem sabes o que ao teu cérebro faria e há três estudos que o comprovam.

Há inúmeros estudos sobre o café e o impacto na nossa energia, havendo até reflexões sobre se a sensação de energia não é apenas placebo. Pode até ser, mas uma coisa é certa: o café tem impacto na atividade cognitiva. Não há apenas um, mas três estudos que o confirmam.

Um deles é mais antigo, de 2007, e incide sobre uma amostra masculina e aquilo que nos diz é que o consumo de café (idealmente três chávenas por dia) reduz o declínio da atividade cognitiva. 

Já outra investigação mais recente, feita pela Universidade do Minho, em Portugal, conclui que há realmente mudanças no funcionamento do cérebro aquando do consumo de cafeína, e mostra que esta tem especial impacto em funções que exijam atenção ou em tarefas executivas.

É de referir ainda mais um estudo, desta vez realizado em animais, que aponta para outros dois benefícios do consumo da cafeína: “reduzir défices motores e cognitivos no envelhecimento”. Além disso, é ainda apontado que o beber cerca de três chávenas de café por dia melhora no desempenho da memória. 

Design e Artes

Taylor Swift bate novo recorde mundial do Guinness

A cantora norte-americana alcançou um novo recorde: a sua digressão tem a maior receita de bilheteira de sempre.

Gourmet