A Cervejaria Liberdade
Gourmet

Cervejaria Liberdade: o nome diz quase tudo. Nós dizemos o resto

E começamos pela homenagem que aqui se presta à costa portuguesa, com marisco e peixe fresco servidos numa mesa com a Avenida da Liberdade no horizonte.

O nome denuncia-a. A Cervejaria Liberdade é uma reinterpretação do espírito das típicas cervejarias portuguesas e vive em plena Avenida da Liberdade, em Lisboa. O ambiente é elegante e de charme, a luz natural e a vista para a avenida fazem-nos companhia num dia de inverno frio soalheiro, e a simpatia chega à mesa em doses extra, do couvert à sobremesa.

Não sendo a nossa primeira vez, é como se fosse. É aquela sensação que se alimenta da curiosidade ou da ansiedade e que nos invade quando se regressa a um lugar de que se gosta. E sim, gostamos de cervejarias, se for a Cervejaria Liberdade, tanto melhor. O almoço é de trabalho, mas envolvendo marisco, quase que se começa logo por brindar ao sucesso.

Os 800 km de costa portuguesa são aqui homenageados numa seleção de peixes frescos e mariscos cuidadosamente selecionados e preparados. Ostras, gambas, carabineiros, lavagante, lagosta, ou linguados grelhados ou au meunier, tranche de salmão braseado e filetes de peixe galo dourados, são algumas das estrelas na carta da Cervejaria Liberdade. Mas também há pratos clássicos da nossa gastronomia como o Bacalhau à Brás ou o polvo à lagareiros, e claro, como se quer numa cervejaria, há carne para o pós-mariscada, do tradicional pica-pau ao bife do lombo à Cervejaria, aos Secretos de porco ibérico grelhados.



O almoço é de trabalho e embora exista a opção Menu Executivo e Menu Completo, a decisão é a de partilhar petiscos e pratos da carta. E, como amantes de uma boa cervejaria, começamos com Pão torrado de Mafra com manteiga clarificada (e repetimos). Para entradas, escolhemos Queijo de ovelha amanteigado; Paleta Barrancos 18 meses; Gambas fritas, alho, malagueta, coentros e sumo de limão e Casquinha de sapateira. E percebemos que tínhamos saudades. Dos sabores, do ambiente e da atenção que recebemos neste almoço que se vai prolongando e degustando (sim, apetece ficar…).
 

Como pratos principais, escolhemos Arroz de Garoupa e Camarão, e Linguado grelhado com Puré de batata e espinafres salteados. A nossa homenagem à costa portuguesa também está feita, falta o elogio à cozinha da Cervejaria Liberdade. E não sendo nós especialistas da crítica gastronómica, traduzimos nesse intangível do ponto certo: de paladares e de frescura.

A adoçar este doce reencontro com a Cervejaria Liberdade, fechamos com Mousse de cacau, servida em doses tão generosas que mesmo três colheres não tiveram a generosidade de terminar.

Nécessaire

Será amor verdadeiro? Ciência ajuda a perceber o que estás a sentir

O amor pode ser medido e a ciência ajuda a perceber o que significa cada proporção. Vais mesmo querer saber se é a tua cara-metade?

Gourmet