Mundu’s Experience
Gourmet

Ele leva o chef, o DJ e faz os cocktails. Só tens de fazer a festa

O que acontece nos eventos organizados pelo projeto Mundu's Experience? Tudo, basta pedir para ser feito, dos cocktails à música.

Há anfitriões que gostam de tudo o que envolve organizar uma festa, mas há também aqueles que não têm qualquer prazer nesse processo e preferem deixar tudo nas mãos de terceiros. Para sorte destes últimos existe Jonathan Ribeiro, jovem de 27 anos que criou no final de 2022 um projeto de organização de eventos de luxo, o Mundu’s Experience, que torna todas as ideias possíveis. 

"Dei este nome porque já desde miúdo falava em 'mundus'. Sempre gostei do conceito de não haver regras. Fujo um pouco delas, sempre foi a minha maneira de ser. Então, o Mundu’s é isso”, começa por contar à Versa o jovem empreendedor e especialista em cocktails.

Precisamente a andar livremente pelo mundo, bebeu de várias experiências para agora as entregar a outras pessoas que não têm de seguir uma lista de opções para eventos. Se o Mundu’s Experience poder realizar, fá-lo-á.

"Nós proporcionamos experiências. Imagina que querem fazer uma festa em casa ou um jantar gastronómico, uma coisa mais exclusiva, e não querem ter trabalho a cozinhar. Nós levamos o chef, os cocktails, os vinhos, etc”, revela o fundador do projeto.  

Sendo Mundu’s, os eventos não se ficam por um só lugar, por isso este projeto além de chegar a qualquer casa para um serviço de luxo, passou também recentemente a apoderar-se de restaurantes para o Mundu's Takeover. Funciona tudo da mesma forma, a diferença é que é uma experiência com gastronomia, bebidas e música aberta ao público.  

Pratos com cocktails em vez de vinho? Não digas já que não

Jonathan Ribeiro começou por formar-se como Técnico De Restaurante/Bar na Escola Profissional de Salvaterra de Magos, seguindo depois para um estágio profissional em Odense, na Dinamarca, findo o qual voltou para Lisboa.  

Uma vez na capital trabalhou no restaurante Bica do Sapato (entretanto encerrado), no qual esteve cerca de dez anos, até voltar lá para fora, para Amesterdão, onde assumiu a posição de subchefe num hotel cinco estrelas durante um ano. 

Ao percurso de Jonathan junta-se ainda o prémio Barman Schweppes em 2016, que reflete a aptidão do jovem de 27 anos para a arte de fazer cocktails, que leva para o novo projeto, que mantém a par com o cargo de diretor de restaurante no hotel de cinco estrelas Monte Rei Golf & Country Club, no Algarve. 

Jonathan Ribeiro assume assim dois papéis atualmente: o de proporcionar experiências de luxo e o de desmitificar a ideia de que cocktails são apenas aperitivo.

“Acompanhar um cocktail com uma refeição é possível, sim”, diz. “Vou dar um exemplo: se vamos comer uma bochecha, vou aconselhar algo com corpo, algo forte. Por isso é que acredito que cada vez mais que dá para fazer um pairing de cocktails. Hoje em dia até já se faz pairing de águas diferentes”.  

No caso dos eventos da Mundu’s Experience, Jonathan começa por analisar o menu criado pelo chef em questão para fazer as harmonizações e conforme a acidez, a presença de picante ou demais sabores de um prato, o jovem cria os cocktails mais indicados para cada momento.   

E não é que até com sobremesa se pode beber um cocktail? “Na sobremesa gosto sempre de ter um cocktail ou então os vinhos do Porto. Neste caso, temos ali um grande vinho do Porto, de 4,5 litros”, diz apontando para a enorme garrafa pousada numa bancada do restaurante onde decorreu o último Mundu's Takeover.  

Jantar Mundu's Takeover

Um cocktail nunca é só um cocktail  

Sabemos de cor os clássicos: Negroni, Margarita, Bloody Mary, Pisco Sour ou Daiquiri e Mojito, ambos feitos com rum, uma das bebidas alcoólicas que mais valor acrescenta a um cocktail.  

"O rum é uma bebida muito complexa, tem uma grande história, uma grande cultura mesmo”, refere Jonathan. “Nesta área o que fazemos é uma arte e o cliente sai satisfeito por isso mesmo. Então vou pelo que me inspira mais e é mais interessante". 

A arte de Jonathan são os cocktails, mas também os negócios, vertente na qual pretende apostar no futuro.  

“Já está mais ou menos delineado o caminho que quero seguir, mas é um projeto ainda a longo prazo, para daqui a um ano e meio, dois anos”, diz o fundador do Mundu’s, acrescentando que pretende consolidar o projeto e torná-lo autónomo para poder dedicar-se a outras frentes mais tarde.  

Para já, o foco são as experiências, onde os desejos dos clientes tornam-se realidade quando é fechado acordo através da página do Instagram. As opções vão do pack de party ao pack de menu exclusivo com chef em casa e os preços estão sob consulta.  

Gourmet

Cozinha portuguesa vence ranking mundial, mas tem "54 piores pratos"

Temos o melhor e o pior e, tal como a própria comida, os rankings do Taste Atlas podem não agradar a todos. Concordas com as distinções?

Gourmet