Vivemos tempos em que latas de atum do supermercado têm alarme, o azeite é vendido quase a preço de ouro e em que muitas famílias têm de fazer uma ginástica extrema na gestão das contas de casa. Comida é prioridade, por isso, nesta altura, qualquer dica de poupança é bem-vinda. Ainda para mais de um chef.
E Jacques Pépin não é só um chef. É um chef icónico, uma personalidade televisiva, autor de livros de cozinha e artista plástico, já para não falar de que é conhecido como o chef das celebridades e venceu 24 prémios nos James Beard Awards.
Jacques Pépin é ainda autor do novo livro Cooking My Way, que é como uma extensão dos vídeos de receitas caseiras que publica no canal de YouTube KQED.
E não se pense que por ser um chef tão reconhecido Jacques só apresenta sugestões com listas de ingredientes sobre os quais nunca ouvimos falar. Se por natureza ele já gosta de economizar, nos dias que correm ainda mais e o seu novo livro está recheado de dicas.
Três delas foram reveladas pelo The Take Out e se as seguires é certo que vais poupar.
Dá uso ao feijão
O que ter sempre à mão? Feijão. As leguminosas são uma boa fonte de proteína, sendo uma boa opção para tornar um prato simples à partida em algo mais nutritivo, além de tornar a refeição mais rentável ao aumentar a quantidade de comida.
Jacques Pépin fá-lo na receita de Miúdos de Frango e Feijão Manteiga Gigante, que nasceu na era da Grande Depressão como um prato de subsistência, e que hoje pode ser transformado numa refeição de conforto.
Transforma um guisado ou assado em salada
Se a vida te dá sobras do jantar, transforma-as numa salada como Jacques Pépin. O chef aplica esta dica com uma receita de Pot-au-feu, um tradicional guisado francês feito com carne cozida e vegetais, mas podes fazê-lo com um cozido à portuguesa ou uma simples carne assada.
A técnica é sempre a mesma: pega nos ingredientes do prato original sem o molho, cortá-os e dispõe sobre folhas de alface com cebola picada grosseiramente e molho Dijon.
Usa ovos como guarnição
A questão é: por que não? No novo livro Cooking My Way o chef Jacques Pépin sugere usar ovos estrelados como guarnição de um Fricassé de Porco e Batata, em vez de uma salada de alface ou tomate. E tendo em conta que o tomate custa €1,99/kg e meia dúzia de ovos custa €1,12 (preços referência no Continente), percebemos que, de vez em quando, esta troca pode ser vantajosa para a carteira.