Sopa | Fotografia: Unsplash
Gourmet

Esquece os sumos detox no pós-festas. Volta à rotina com esta sopa

O organismo está preparado para os excessos das festas, por isso deixa as dietas detox de lado. Só precisas de rotina e de uma sopa.

Depois de o Natal e da passagem de ano, é sabido que em janeiro se começam as dietas. “Agora é que é” está no pensamento de muitos que pretendem cumprir um plano alimentar restrito e apostar em sumos detox para se desculparem dos excessos. Mas não podiam estar mais errados.  

"Focar-me-ia na importância de voltar às rotinas no pós-festas, sem necessidade de voltar à velha premissa do ‘8 ou 80’. Sabemos que o nosso organismo está preparado para digerir quaisquer excessos feitos", refere a nutricionista Isabel Pedroso silva.  

Os sumos detox são, por isso, dispensáveis, ainda assim, se queres ajudar o organismo a funcionar melhor, eis três métodos a pôr em prática, segundo a nutricionista: 

1. Aumenta consideravelmente a água ingerida durante o dia. Uma fórmula que poderá ajudar-te a perceber a quantidade de água que o teu corpo precisa é multiplicar o peso corporal por 35 ml de água; 

2. Movimentar, pouco a pouco. Se não estás habituado a fazer atividade física, por que não começar com 15 minutos quatro vezes por semana? Se já estás habituado, regressa e define previamente uma rotina fácil de manter;

3. O mais importante: sopa! Ou hortícolas cozinhados. Para ajudar o organismo, nomeadamente o funcionamento intestinal, recomenda-se a inclusão de mais fibra, vinda quer da sopa, quer de hortícolas cozinhados. Alface não chega.  

Além destas três dicas da nutricionista Isabel Pedroso silva, podes aprender mais nas aulas gratuitas do programa +Que Nutrição, que volta a 5 de janeiro, em formato online, para ensinar os alunos sobre nutrição e sobre a importância de uma alimentação consciente, sem culpa.  

 

Até ficares a saber mais, põe em prática a receita "de uma sopa muito famosa" entre os pacientes da nutricionista, ideal para o pós-festas. 

Sopa de abóbora 

Ingredientes:   

- 400 gramas de abóbora crua
- 1/2 unidade de alho francês cru 
- Cominho em grão, pimenta preta e paprika 
- Uma cebola 

 Modo de preparação: 

Corta a abóbora em pedaços pequenos (com a casca) e também o alho francês e lava-os bem. Numa panela, coloca a abóbora e o alho francês, deixando cozer com água a tapar. Quando ferver, adiciona cominhos, pimenta, paprika e cebola e deixa cozinhar mais algum tempo. Adiciona um fio de azeite e tritura com a varinha mágica. 

Coolhunting

Sabemos as tuas metas de Ano Novo. Alcança-as com estas sete apps

Uma aplicação através da qual podes aprender novas línguas ou uma que te ajude a poupar, em 2023 a tecnologia junta-se a ti para cumprir cada meta.

Gourmet