Segundo um novo estudo publicado na revista científica American Journal of Clinical Nutrition, o segredo para perder peso pode ser tão simples quanto escolher alimentos mais rijos e estaladiços. Isto porque, se temos de mastigar mais, ficamos saciados mais depressa e, consequentemente, comemos menos.
Para esta investigação da Universidade de Wageningen, foram dados a 50 pessoas quatro refeições semelhantes, com a mesma quantidade de calorias, mas duas continham alimentos mais duros e crocantes.
As refeições mais difíceis de mastigar incluíam arroz cozido em vez de purê de batata, uma salada crocante em vez de salada de repolho cozido e peito de frango grelhado em vez de pedaços de peixe. Entre outros itens estava uma maçã fresca e dura em vez de mangas moles e iogurte natural espesso em vez de um iogurte líquido com sabor, bem como um molho de tomate mais grosso em vez de molho tártaro.
Os resultados mostraram que, quando o almoço tinha uma textura mais dura, independentemente do grau de processamento da refeição, as pessoas consumiam 26% menos calorias. Isso parece ter acontecido porque as pessoas tinham de mastigar mais a comida antes de a engolir e por isso comiam menos.
Através deste estudo, os investigadores concluem ainda que comer mais devagar permite que o corpo controle a quantidade de alimentos ingeridos e perceba mais depressa que está saciado.
O próximo passo deste estudo é avaliar se a textura da refeição e a velocidade de alimentação podem influenciar a ingestão de calorias durante um período mais longo de duas semanas. O objetivo é demonstrar, pela primeira vez, que não é apenas o que se come, mas como se come, que pode determinar o benefício de uma refeição. Se for o caso, pode muito bem ser a desculpa perfeita para comermos, calmamente, mais batatas fritas estaladiças sem remorsos.