Laranja | Fotografia: Unsplash
Gourmet

Estes saquinhos são o segredo para ter frutas e legumes frescos

As frutas e legumes que compras acabam por se estragar? Há uma forma de aumentar a sua longevidade.

As frutas e legumes que compras acabam por apodrecer passados poucos dias? O culpado é o etileno, uma hormona vegetal natural que potencia o amadurecimento dos alimentos, tornando-os impróprios para consumo. 

Isto acontece porque muitos vegetais e frutas produzem quantidades significativas de etileno e são sensíveis a este gás que é libertado para a atmosfera. Mas há uma forma fácil de contornar o problema, escreve o Washington Post: a utilização de  absorventes de etileno, dentro ou fora do frigorífico, são a forma mais fácil. Estes saquinhos contêm um composto químico que atrai o etileno e retira-o da atmosfera, reduzindo a quantidade desta hormona a que os produtos são expostos, abrandando assim o seu amadurecimento.

Através da Internet, é possível encontrar várias lojas em que estes pequenos sacos são comercializados. Se optares por este método para estender a validade das tuas frutas e vegetais, é importante que sigas as instruções do produto, mas há legumes e frutas que produzem maiores quantidades de etileno e que lhes são mais sensíveis. Bananas, melões, maçãs, tomates e abacates são algumas das frutas que mais produzem esta hormona, mas legumes como cenouras, brócolos e pepinos são dos mais sensíveis.

O frigorífico acaba por retardar a produção de etileno, mas os absorvedores de etileno dão uma ajuda extra. O melhor é posicioná-los em zonas do frigorífico com espaço, afastadas do fundo de uma gaveta.

Evasão

Férias na Páscoa: destinos baratos sem sair de Portugal

Começa a planear as primeiras férias do ano para a Páscoa: estes destinos têm preços acessíveis e permitem aproveitar os dias amenos de primavera.

Gourmet