O vinho é um carcinogéno | Fotografia: Unsplash
Gourmet

Vinho tinto: faz ou não faz bem ao coração?

A evidência científica não mente: um copo de vinho tinto por dia não melhora a saúde do coração.

Durante várias décadas, defendeu-se que o consumo de um copo de vinho às refeições era o segredo para uma boa saúde. A crença era tal que vários médicos advogavam os seus benefícios.

Há 30 anos, vários estudos suportavam esta visão de que o vinho era um aliado para a saúde, mas apesar de o conhecimento sobre os efeitos do álcool no ser humano serem sobejamente conhecidos, ainda há quem acredite que um copinho ou outro não faz mal, e que só melhora a saúde do coração. 

Um artigo do New York Times detalha o processo de como o vinho tinto “perdeu o seu halo de saúde” nas últimas décadas e recorre ao testemunho de vários especialistas. A mensagem é direta: “nenhuma quantidade de álcool é segura, segundo a OMS e outras agências de saúde, independentemente de se estar a beber vinho, cerveja ou outras bebidas alcoólicas”.

Jennifer Hay, cientista comportamental e psicóloga no Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova Iorque, contou ao jornal norte-americano que muitos dos seus pacientes “ficam chocados” ao serem confrontados com a informação de que o álcool, incluindo o vinho, é cancerígeno. 

Num estudo de 2023, investigadores entrevistaram cerca de 4000 adultos norte-americanos e descobriram que apenas 20% sabiam que o vinho podia causar cancro, em comparação com 25% que sabiam que a cerveja acarretava riscos, e 31% que tinha essa informação em relação a outras bebidas alcoólicas, refere o mesmo artigo.

Leslie Cho, cardiologista numa clínica de Cleveland, citada no artigo, corrobora esta visão. Quando adverte os seus doentes que devem reduzir o consumo de álcool, incluindo o vinho, muitos mostram-se surpresos. “Pensava que era suposto proteger contra doenças cardíacas”, recordou sobre os comentários que costuma ouvir.

O vinho tinto contém, de facto, compostos chamados polifenóis, alguns dos quais podem ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Mas nenhum estudo, incluindo décadas de investigação sobre um polifenol chamado resveratrol, relaciona as quantidades que se obtêm do vinho tinto com boa saúde, sublinha ainda Leslie Cho. E não há boas provas de que o vinho seja menos prejudicial do que outros tipos de álcool, acrescenta a especialista.

Apesar de todos os malefícios do álcool, beber um copo de vinho de vez em quando não faz mal, defendem os especialistas ouvidos pelo New York Times. Interessa apenas que “as pessoas estejam informadas sobre os riscos”, alerta Jennifer Hay.

Nécessaire

Será que devemos tomar banho todos os dias? Depende

É preciso tomar banho todos os dias? Especialistas dão a resposta.

Gourmet