Confraria Time Out Market | Fotografia: Instagram @timeoutmarketlisboa
Gourmet

O que comer no mercado português entre os melhores do mundo

Portugal tem um dos melhores mercados de comida do mundo. Abriu em 2014 e foi somando espaços de chefs, nos quais podes ter uma experiência gastronómica. Recorre à lista atualizada.

Portugal tem um hotel com uma das melhores vistas da Europa, um dos melhores resorts de luxo e também uma das melhores adegas do mundo. E não é que tem também um dos melhores mercados de comida, ou food markets, do mundo?  

A distinção foi feita pelo Inside Hook, que reflete sobre uma das melhores partes da viagens: descobrir a gastronomia local. E não há sítio melhor para o fazer do que um mercado que junta a essência do país num só espaço.  

No artigo não há um ranking, apenas uma lista da qual faz parte Portugal e tantos outros mercados. Entre eles está o Or Tor Kor Market, em Bangkok, na Tailândia; o La Boqueria, em Barcelona, em Espanha; o Great Market Hall, em Budapeste, na Hungria; o Spice Bazaar, em Istambul, na Turquia; e o La Grande Epicerie de Paris, em Paris, em França.  

 

Já em Portugal, o destaque vai, sem surpresas, para o Time Out Market, no Mercado da Ribeira, situado na zona do Cais do Sodré. O Time Out Market Lisboa foi o primeiro a abrir no mundo, em 2014, e desde então o conceito já chegou a lugares como Nova Iorque e Dubai.  

Por cá, o conceito renova-se constantemente, com workshops de cozinha e uma agenda de eventos, entre eles a peça de teatro “Todas as Coisas Maravilhosas” de Ivo Canelas nos dias 5 e 6 de setembro, ou o espetáculo de stand-up comedy “Ismo – Watch Your Language Tour” em outubro.  

Mas vamos ao que interessa num food market: a comida. Entre inúmeros conceitos diferentes, no Time Out Market estão reunidos vários chefs conceituados desde 2014 e se não sabes quais são, a Versa deixa-te uma lista atualizada de todas as propostas com mão de chef.

  • O Frade: cozinha de alma alentejana; 
  • Chef Susana Felicidade: cozinha de autor com influência algarvia 
  • Miguel Castro e Silva: um veterano e percursos da cozinha de chef em Portugal 
  • Henrique Sá Pessoa: cozinha de chef com duas estrelas Michelin 
  • Marlene Vieira: uma das maiores referências da nova gastronomia portuguesa 
  • Vicent Farges: nasceu em França, mas vive em Portugal há quase 20 anos 
  • Mercado da Sopa: sopas com assinatura do chef Miguel Castro e Silva 
  • Pap’Açôrda: um dos clássicos de Lisboa com mais de 35 anos de experiência 
Nécessaire

Antes ou depois: sabes mesmo quando alongar num treino?

Alongar sempre é a regra, resta saber se antes ou depois do treino. Ou será que em ambas as situações? Um personal trainer esclarece.

Gourmet