O mais comum é começar um treino com um aquecimento de cardio e terminar com alongamentos básicos, como levar as mãos até às pontas dos pés. Mas há quem faça alongamentos antes, só depois ou em ambas as situações. Fica então a dúvida de quando, afinal, alongar num treino?
A resposta é: antes. É, pelo menos, o que defende Ebenezer Samuel, personal trainer e diretor de fitness do projeto Boyle e da Men's Health. Segundo explica à revista, um pré-alongamento vai ajudar no desempenho dos exercícios, a reduzir a dor, a melhorar o desconforto e a aumentar a capacidade de biofeedback, isto é, de ter maior controlo sobre as várias funções do corpo.
Claro que depois do treino se pode manter a rotina de alongamentos e até fazer os mesmos exercícios, mas de forma mais demorada e com respirações diafragmáticas profundas entre cada um.
“Essa respiração aciona o nervo frénico, que sobe até o cérebro. Aí estaremos a libertar tudo: todas as hormonas diferentes que regulam negativamente o corpo”, segundo Ebenezer Samuel, o que significa que haverá uma libertação do stress.
Que exercícios fazer? Deixamos algumas sugestões do personal trainer.
Spiderman lunges
Rotação torácica
Alongamentos dinâmicos