Tártaro de robalo do Brilhante
Gourmet

Os novos pratos de verão de sete restaurantes de Norte a Sul do país

De Lisboa ao Porto, passando pelo Alentejo, damos-te a conhecer as novidades para o verão de alguns dos melhores restaurantes do país.

Com o verão quase aí, as cartas dos restaurantes renovam-se para estarem alinhadas com a estação. Como tal, falamos-te das novidades de alguns dos melhores restaurantes do país e do que poderás provar numa visita durante os próximos tempos. 

 

Brilhante

Aqui, o tradicional bife à Marrare convive com clássicos da gastronomia francesa, mas Luís Gaspar tem novidades para a nova estação. Nas entradas chegam as vieiras com puré de pastinaca, os pithivier com foie gras e jus de vinho Madeira. Outra nova opção é o tártaro de robalo com emulsão de coco, gengibre e lima.Se nos pratos principais o bife à Brilhante continua a ser a estrela, o robalo com risotto de espargos e beurre blanc de champagne e o lobster roll são dois novos pratos para conhecer. Nas sobremesas, Claiton Ferreira, Chef Executivo de pastelaria do grupo Plateform, adicionou ao novo reportório um clássico mil folhas de baunilha e caramelo, com gelado de baunilha de Madagáscar e uma tarte de morango e ruibarbo, com gelado de nata.

 

Pica-Pau

O ADN da cozinha liderada pelo chef Luís Gaspar mantém-se: bom produto e respeito máximo pela tradição, sem reinterpretações. Nos novos pratos constam clássicos como um bacalhau assado na brasa com batata a murro, um arroz de tamboril e camarão, moelas, bochechas de porco com puré de batata ou o já afamado pão de ló.

 

Gunpowder

O restaurante originário de Londres – onde tem três espaços, um deles com um Bib Gourmand –  chegou a Lisboa no final do ano passado. O projeto criado por Harneet Baweja tem sedimentado a sua posição como um dos melhores indianos da cidade com pratos  como a tosta de camarão CPC e o dónute de borrego.  Em matéria de novidades de pratos, o pato chettinad com oothappam, uma panqueca de arroz indiana recheada com um estufado decadente de pato, de comer à mão, ou o entrecosto glaceado com molho de tamarindo justificam a visita. Também há para provar um novo frango tandoori, uma receita clássica, mas aqui com uma marinada especial em feno grego e pó de manga. Durante este mês há especiais de Santos Populares, como as sardinhas panadas à moda de Kerala com pimenta tellicherry e sambal de tomate ou uma bifana indiana, com mostarda de maçã.

 

Lota D’Ávila

Hugo Candeias criou um novo menu para o mais recente projeto do grupo Paradigma. Nesta marisqueira moderna nas Avenidas Novas, em Lisboa, o marisco ao natural, os peixes frescos e as mariscadas continuam a ser o grande foco. Mas há muitas novidades frias e quentes.  É o caso da salada de tomate com vinagrete de framboesa, doo gaspacho de abacate com cavala curada, as camarinhas fritas ou dos peixinhos da horta com maionese de pimentão. Nas sobremesas, vai ser possível provar a tarte de queijo Dona by Hugo Candeias, que se tornou famosa no restaurante Ofício (do mesmo grupo) ou uma mousse de chocolate com sabayon de Madeira, uma tarte folhada com morango e chantilly ou um arroz doce crocante.

 

Ofício

O tártaro com tutano ou a mítica tarte de queijo têm lugar cativo no menu do Ofício. Porém, há novidades como  as gambas à guilho, numa versão bem diferente do tradicional, com a gamba do Algarve servida crua ou um bolo de bolacha coberto com chocolate branco tostado. 

 

Casario

Os sabores do mar são a grande aposta da dupla de Miguel Castro e Silva & José Guedes no Casario, restaurante da Gran Cruz House, no Porto. Pratos como a enguia fumada com mostarda e mel, o rodovalho com arroz de lingueirão ou a lula recheada com paio Bísaro são as novas sugestões. Há ainda para provar Coxa de pato com molho Périgueux e beterraba assada com queijo e framboesa.

 

Cavalariça

O pátio de inspiração mourisca do Cavalariça Évora, desenhado pelo arquiteto paisagista Louis Benech, está agora totalmente terminado,. A carta mantém pratos que já se tornaram conhecidos como a tortilha e o escabeche de coelho, mas tem novidades:  falamos do choco salteado, batata nova ao sal, molho fumado de tinta de choco, esparregado; e uma couve-flor caramelizada, feijão-frade, pinhão e ervas aromáticas, entre outras novidades.

 

Coolhunting

Os primeiros looks do Primavera Sound: um mood à prova de chuva

Com mais ou menos chuva, o Parque da Cidade do Porto abriu portas ao Primavera Sound e a Versa dá as boas-vindas aos looks festivaleiros que marcaram o mood do primeiro dia.

Gourmet