A coleção de joias da rainha Isabel II, que teria comemorado o seu 98º aniversário no passado dia 21 de abril, tem um valor inestimável e são várias as peças herdadas por Kate Middleton, que faz questão de as usar em diversas ocasiões para assim manter vivo o seu legado.
Entre tiaras, brincos e colares de diamantes, há uma joia que se destaca em particular, por ter sido usada em várias ocasiões pela rainha Isabel II e, mais tarde, por Kate Middleton, que apesar de estar afastada dos eventos oficiais por questões de saúde, ao que tudo indica partilha o gosto por pérolas da falecida rainha.
Nos anos 70, Isabel II terá recebido pérolas como oferta do governo japonês, que foram usadas para construir uma gargantilha de quatro fios com um fecho de diamantes, com assinatura da Garrard. Foram várias as ocasiões em que a monarca usou a joia, na década de 80, tendo mesmo emprestado o colar à princesa Diana para uma visita aos Países Baixos, em 1982.
Mas foi Kate quem usou o colar de pérolas mais vezes, a primeira das quais em 2017, durante o jantar de aniversário das bodas de diamante da rainha e do príncipe Philip.
Mais tarde, viria a usar o colar de pérolas no funeral do duque de Edimburgo e em várias outras ocasiões, tendo sido esta a joia que escolheu para prestar a última homenagem à rainha Isabel II, nomeadamente no seu funeral, a 8 de setembro de 2022.