Ricardo Andrez at the Ricardo Andrez fashion show during Lisboa Fashion Week ‘ModaLisboa’ S/S 2020 | Fotografia: Estrop/Gettyimages
Coolhunting

Ricardo Andrez: “O Lidl não é um supermercado, é cultura pop atual”

O designer Ricardo Andrez regressa à ModaLisboa e em entrevista à Versa conta detalhes sobre a nova coleção. Entre outros temas, fala ainda da recente colaboração com o Lidl.

A ModaLisboa é como uma montra do talento nacional e pela 62.º edição, que decorre de 7 a 10 de março no Pátio da Galé, vários designers levam as suas novas coleções para debaixo dos holofotes. Um deles é Ricardo Andrez.

A moda de Ricardo, que desfila na ModaLisboa desde 2010, depois de já ter passado pela Cibeles Madrid Fashion Week, Barcelona Fashion Week e ModaFad (Barcelona) entre 2008 e 2009, anda entre os estilos "sport e o streetwear, com uma linguagem contemporânea”, como o próprio define. 

Em entrevista à Versa, o designer fala sobre a nova coleção prestes a ser apresentada, mas antes aborda o tema da sua mais recente colaboração, com o Lidl, que deu origem a um blusão de culto para os fãs do supermercado.

O convite para criar esta peça partiu da cadeia alemã e Ricardo Andrez não pensou duas vezes.  

"Sinceramente, na minha cabeça fez logo sentido, pelo desafio. Acho que o Lidl não é um supermercado, é cultura pop atual”, conta à Versa. 

 

 

Foi a primeira colaboração com a marca e o designer não diz que não a mais projetos que tenham este toque de humor. “Este foi sempre o meu mote para criar: além de tudo, tem de ser divertido e irónico, o processo, o produto final...” 

É de projetos como este que Ricardo Andrez tira ainda mais prazer daquilo que faz horas a fio, uma vez que se assume como workaholic. Trabalho intenso esse que está prestes a ser revelado. 

Há um “novo romantismo” no Inverno de Ricardo Andrez 

A 62.º edição da ModaLisboa é dedicada às coleções outono-inverno 2024/25, nas quais se esperam peças de roupa mais quentes alinhadas com as novas tendências.  

No caso de Ricardo Andrez, a próxima estação é uma continuação do trabalho focado na sustentabilidade das peças, coleção que não podia estar mais de acordo com o tema desta ModaLisboa: “For Good”.

“Para a colecção Inverno 24 embarquei uma vez mais na consciência coletiva sustentável, em que 90% dos materiais usados são de origem deadstock”, refere Ricardo, destacando o vinyl.  

"Trabalhei a ideia de um novo romantismo: remade, utilitário e frágil. Destaco o contraste de materiais mais frágeis com materiais mais ‘duros’ como o caso do vinyl”, continua.  

Em cada peça sua não pode faltar “conforto, atenção máxima pelos acabamentos e algum detalhe diferenciador” e é isso mesmo que esperamos ver na ModaLisboa. E, quem sabe, numa outra Semana de Moda.  

Para quando Paris, Ricardo? 

“As questões do quotidiano, do agora” são a principal inspiração de Ricardo Andrez. A mente irrequieta do designer de moda procura constantemente narrativas interessantes em tudo o que o rodeia para criar cada coleção, também influenciadas pelas pessoas que o inspiram. 

“São variadíssimas pessoas, mas se tiver que nomear a minha maior influência diria Alexander Mcqueen”.  

O designer britânicoque já desenhou roupas para celebridades como Madonna, Beyoncé e Rihanna, esteve presente na última Semana de Moda de Paris, na qual um dia o designer português também gostava de desfilar "por ainda ser o epicentro da moda e por inevitavelmente a vertente business ainda se concentrar grande parte lá”, diz.  

O futuro dirá para quando Paris, até lá, há mais ambições em carteira.  

“Gostava de trabalhar com as pessoas/ideias que nunca imaginaria trabalhar, pelo inusitado e principalmente por fugir ao óbvio. Relativo a quem gostaria de vestir, diria que qualquer artista pop internacional atual”, remata.  

Design e Artes

Aborrecido? Testa este novo jogo secreto do Instagram

Há um jogo secreto no Instagram a que podes aceder através dos menus de mensagem. Sabe como jogar.

Coolhunting