Cozinha | Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Há um alimento anti-inflamatório fácil de usar que ajuda a emagrecer

A acelga é rica em vitamina C e ajuda a limpar o organismo das toxinas e gorduras acumuladas.

A Escola de Medicina de Harvard, em Boston, nos Estados Unidos, divulgou uma nova lista de alimentos com propriedades anti-inflamatórias para facilitar a adoção de um estilo de vida saudável.  

Uma das recomendações é adotar uma alimentação que tenha como base os produtos sazonais e que siga uma dieta como a mediterrânica, DASH ou o índice de alimentação saudável alternativa. 

"Misturar e combinar diferentes alimentos destas dietas pode ajudar-te a adaptar uma abordagem anti-inflamatória de acordo com os teus gostos pessoais, assim como escolher as ofertas sazonais mais frescas", escreve a Harvard Health Publishing. Neste tipo de dietas há, naturalmente, alimentos que são prescritos em todos os casos, que podem ser consumidos durante todo o ano mas que têm uma sazonalidade preferencial e que, para além de serem um remédio anti-inflamatório, têm muitos outros benefícios, como a perda de peso.

É o caso da acelga, um produto que é cultivado em duas estações, uma de fevereiro a junho e outra de setembro a dezembro, embora a altura ideal para o consumo seja quando as temperaturas são mais amenas (em abril, maio, outubro e novembro).

Os vegetais de folha verde são fundamentais numa dieta anti-inflamatória. A acelga destaca-se pela sua ação contra os radicais livres, graças ao seu teor de provitamina A e vitamina C. As folhas mais exteriores e verdes são as mais ricas em vitaminas e, para conservar ao máximo as suas propriedades, é melhor consumi-las frescas, pois é um alimento que só pode ser conservado no frigorífico durante dois dias. Na hora de as comer, o melhor é consumi-las cruas ou apenas cozinhadas a vapor.

Além de ter um aporte calórico muito baixo (28,5 Kcal por 100 gramas de parte comestível), por ser um ingrediente cuja composição é em grande parte água (92 ml por 100 gramas comestíveis) torna-o num alimento detox. Não é rico em calorias, ajuda a limpar o organismo das toxinas acumuladas e quase não fornece calorias, o que obriga o organismo a recorrer às suas reservas para continuar a funcionar, ou seja, leva à metabolização das gorduras acumuladas. 

A acelga é rica em potássio, e é um dos vegetais com maior teor de magnésio, essencial para o funcionamento dos músculos e do trânsito intestinal. É também fonte de iodo, fornecendo e melhorando o funcionamento da glândula da tiróide, relacionada com as funções metabólicas.

Antes de iniciares uma dieta alimentar, é sempre recomendado que consultes um especialista.

Coolhunting

O que tenho a dizer (sem saber o que dizer) sobre as Semanas de Moda

O mundo já não é o mesmo da estação passada. Está menos utópico. E mais distópico. Tornou-se um palco para mostrar quem tem mais dinheiro, condenando o que tem de realmente valioso – a criatividade.

Nécessaire