Skincare
Nécessaire

Estas quatro rotinas de beleza estão a fazer mal à tua pele

Habitualmente, é nos ensinado que quanto mais creme usarmos, quanto mais limparmos a pele, quanto mais comida saudável ingerirmos, melhor. Mas nem sempre é assim.

Tudo o que é extremo ou feito em excesso, pode ser prejudicial, estejamos a falar de dietas, exercícios, cuidados com o cabelo, como este caso que já aqui alertámos, ou de rotinas de beleza.

Eis quatro hábitos que, aparentemente são benéficos, mas podem estar a prejudicar a pele em vez de a proteger, como é suposto:

Limpeza facial em excesso

Muita gente, sobretudo quem tem pele mais oleosa, tende a abusar da limpeza facial para reduzir o brilho no rosto. Mas, lavar a pele mais vezes do que o necessário durante o dia, pode provocar uma secura excessiva, além de a deixar desprotegida e suscetível a doenças de como a dermatite atópica e acne, alertam especialistas. O ideal é lavar o rosto de manhã e à noite, e não mais do que isso.

Esfoliar com muita frequência

A frequência com que se deve esfoliar o rosto irá depender de cada tipo de pele, da estação do ano e se está a ser feito algum tratamento específico. No entanto, e de um modo geral, o ideal é esfoliar o rosto pelo menos uma vez por semana, para desobstruir poros e renovar as células da pele. Quem tem pele mais oleosa, pode fazê-lo até duas vezes por semana e as peles mais sensíveis podem aumentar o intervalo para uma vez a cada duas semanas.

É importante ter em conta que, além de ferir a superfície, uma esfoliação em excesso pode tirar a proteção natural do rosto, deixando-o exposto a bactérias e fungos.

Usar demasiados produtos

Rotinas de beleza que incluem muitos produtos como séruns, cremes, loções, boosters ou primers, com inúmeras substâncias, podem causar problemas. Com o passar do tempo, a pele pode tornar-se mais sensível ou irritada, dificultando a absorção dos ingredientes efetivamente essenciais. Ou seja, sobrecarregar a pele com muitos produtos pode provocar um desequilibro.

Segundo esta dermatologista, há três sinais evidentes de uma pele saturada:

Abusar dos superalimentos

Os nutrientes dos alimentos exercem um papel fundamental na saúde e beleza da pele. No entanto, quantidades excessivas, sobretudo dos chamados superalimentos, podem prejudicar a pele e a dar-lhe muito mais do que ela precisa para se manter saudável. Por exemplo, o excesso de vitamina A pode causar perda de cabelo e secura da pele. Ou, noutro caso, o consumo em grandes quantidades de antioxidantes durante a juventude pode ter efeitos negativos para o envelhecimento da pele.

Para se conhecerem os produtos mais indicados e necessários a cada tipo de pele, recomenda-se sempre a consulta junto de um dermatologista.

Evasão

Agenda Versa: do teatro ao jazz, eis o que fazer no fim de semana

Se ainda não tens planos para o fim de semana, deixamos-te algumas sugestões para ocupares os próximos dias livres.

Nécessaire