Há um velho ditado chinês que diz que "cem passos para trás valem mais do que mil passos para a frente" e exatamente através dessa técnica que se pode triplicar as calorias queimadas enquanto se caminha.
Na China, por exemplo, é praticada há 5000 anos porque faz parte de uma antiga prática de equilíbrio energético chamada Qigong. Hoje em dia, vários estudos científicos garantem que é benéfica para a saúde e equilíbrio muscular, para a perda de peso e até para melhorar a função cardíaca e cerebral, isto porque, ao caminhar de uma forma diferente, o cérebro é forçado a trabalhar, estabelecendo novas ligações cerebrais.
A técnica do retro-walking, ou andar para trás, é um dos exercícios típicos do treino desportivo e mesmo da reabilitação após uma lesão. Um minuto a andar para trás queima tantas calorias como três minutos a andar para a frente, garante Jack McNamara, Professor de Fisiologia do Exercício Clínico na Universidade de East London.
Se queres começar a praticar esta técnica, escolhe um ambiente seguro e sem obstáculos, para evitar quedas, sendo que o ideal é fazê-lo na passadeira. Depois, alterna alternar a caminhada de 1 minuto para a frente e para trás durante 10 a 15 minutos e terás feito o suficiente para usufruiu, na tua rotina diária, dos benefícios do retro-walking.
@fee.tim Been trying to do incorporate more backwards walking ever since I started running again. #retrowalking #retrowalk #backwardswalking #treadmillworkout #runningtok #fitness #gymtok #womenshealth ♬ YOU'RE TOO SLOW! - squirl beats