Saltar à corda é um exercício bastante completo. Aumenta a resistência, trabalha a coordenação, tonifica o corpo, combate a celulite e é um ótimo exercício cardiovascular. Segundo vários especialistas e sites de desporto, 15 minutos deste movimento equivale a 30 minutos de corrida e permite, em média, queimar cerca de 300 calorias.
Além disso, é indicado tanto para profissionais como para iniciantes, pode ser realizado em qualquer lugar, sem ser preciso muito espaço, e o único material necessário é a corda que pode ser transportada facilmente para onde quer que vás.
Saltar à corda é também cada vez mais visto em ginásios e treinos ao ar livre, mas, atenção, não é o mais indicado para ganhar massa muscular, mas sim para a fortalecer e aumentar a resistência cardiovascular.
Se tiveres problemas de costas ou nas articulações, consulta o teu médico antes de iniciares a prática deste exercício. Mas se te sentires pronta/o para começar já hoje, segue estas dicas:
- Os abdominais devem estar contraídos;
- Os joelhos devem estar ligeiramente fletidos e os cotovelos dobrados a 45°;
- As palmas das mãos devem estar viradas para cima;
- Deves utilizar os punhos para fazer a corda girar e não os braços;
- O tamanho certo da corda vai depender da altura de cada um. Prende-a com os pés e estica-a. As extremidades da corda devem chegar às axilas e esse será o tamanho ideal;
- Começa aos poucos, não tentes logo saltar durante 15 minutos seguidos. Faz pequenos intervalos entre os saltos para recuperar o fôlego e vai aumentando aos poucos de dia para dia;
- Preferencialmente, usa ténis com amortecimento para não danificar as articulações ou cartilagens durante o exercício;
- Ouve música ou um podcast enquanto saltas. Pode tornar o exercício mais prazeroso e ajudar a passar o tempo.
Fica ainda com este vídeo para te inspirares: