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Sephora: 25 anos de uma história de empoderamento e inspiração em Portugal

A Sephora chegou a Portugal em 1998 e desde então tem traçado um caminho de sucesso. Em entrevista à Versa, Paula Rocha, Sephora Portugal Country Director, fala-nos mais sobre a marca.

Fundada por Dominique Mandonnaud em 1969, a marca que viria a ser chamada de Sephora iniciou o seu percurso na indústria da beleza com o revolucionário conceito de perfumaria “self-service acompanhado”.

Inspirada na palavra grega “sephos”, que significa beleza, Mandonnaud alterou o nome das suas lojas em 1993 para aquele que viria a solidificar-se como uma referência de cosmética internacional, Sephora. Nos anos que se seguiram a marca de renome consolidou a sua presença no mercado e introduziu elementos icónicos à sua identidade visual, como as famosas riscas que se viriam a tornar um símbolo de reconhecimento mundial.

A abertura da primeira loja em Portugal em 1998, no NorteShopping, trouxe aos consumidores portugueses a possibilidade de adquirir produtos que não existiam até então no mercado e tirar partido de uma experiência de compra personalizada e única. Um ano mais tarde, abriram lojas no Chiado, Colombo e Cascais com o intuito de alastrar a sua presença e espírito inovador. Já em 2018 nasce a sephora.pt, a loja online da marca.

Desde então as lojas físicas têm sido remodeladas com base no último conceito da Sephora onde, à experiência diferenciada de compra, que caracteriza tanto o online como a experiência em loja, juntam-se serviços únicos como os brow bars, os beauty hubs com serviços de maquilhagem, diagnóstico de tratamento, gravura e personalização de produtos, o click & collect, entre outros.

Em entrevista à Versa, Paula Rocha, Sephora Portugal Country Director, conta-nos mais sobre este caminho de sucesso.

O que distingue a Sephora das outras lojas de beleza e cosmética? Qual a vossa filosofia?

O que nos diferencia, sem dúvida nenhuma, é a experiência inigualável que se encontra numa loja Sephora. A energia e expertise única das nossas equipas, um portfólio único de mais de 15000 produtos e mais de 300 marcas, entre outros.

Como caracterizam o publico português? Que tipo de produto e serviço procuram mais?

A nossa tipologia de consumidor é mais feminino. Temos uma larga faixa etária pois temos uma grande procura por parte da chamada Geração Z mas também uma grande procura do que chamamos a Silver Gen (geração 45-55). Verificamos que o cliente português é um cliente bastante maduro no que diz respeito a skincare e consciente na parte da sustentabilidade, algo que comprovamos com as nossas vendas de produtos com o selo GOOD FOR (produtos sustentáveis, bons para o ambiente e com ingredientes naturais acima dos 95%). Na parte de maquilhagem o consumidor português esta a ganhar passos face a alguns anos atrás, onde continuamos a verificar um enorme crescimento. Como novidade verificamos a grande adesão a produtos capilares.

Estão a apostar na renovação de lojas. Qual é a vossa missão com estas alterações?

Elevar sempre as lojas para providenciar uma experiência inigualável a quem nos visita. Queremos trazer o último conceito de lojas Sephora, mais leve, mais clean e sobretudo mais digital. Em 2023 muitas das nossas lojas terão este conceito. Temos investido muito nos últimos 3 anos e temos em pipeline continuar a modernizar na nossa rede de lojas.

De todos os lançamentos de 2023, qual aquele que superou expectativas e porquê?

Temos tido grandes sucessos nas últimas apostas que fizemos nos últimos 12 meses. Destacaria a marca REM da Ariana Grande, bem como Rare Beauty, ambas na área de make up, e a marca Drunk Elephant em skincare. Temos tido excelentes resultados na categoria de cuidados capilares graças ao elevado portfólio de marcas e produtos que lançámos nos últimos meses.  

Como vê o futuro da Sephora em Portugal?

Numa palavra: Extraordinário! E em crescimento. A providenciar uma experiência única e inigualável aos nossos clientes, apoiado com as melhores equipas do mercado e com um modelo de negocio sustentável.

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