Sabes aquele famoso produto com uma embalagem de formato hexagonal e um tigre no logotipo? Exato, o famoso bálsamo de massagem da marca Tiger Balm, que é conhecido mundialmente por ajudar a aliviar dores de articulações e musculares há cerca de 100 anos.
Foi Aw Chu Kin, um fitoterapeuta chinês, que criou a receita de sucesso ainda no tempo das antigas cortes dos imperadores chineses, vendendo-a depois numa pequena loja de remédios chamada Eng Aun Tong, localizada em Rangum, atual capital da Birmânia, no final da década de 1870. Depois de morrer, Aw Chu Kin deixou a receita para os filhos, que levaram o produto para Singapura e fizeram dele um sucesso, tendo sido batizado por Aw Boon Haw então como Tiger Balm.
É um fenómeno em quase 100 países, mas não é o único que ajuda em situações de dores reumáticas, articulares ou musculares, e até em dores de cabeça.
A Mercadona tem uma fórmula semelhante, denominada de Bálsamo Oriental da marca Deliplus, desenvolvido para massagens em áreas localizadas. "O efeito térmico que o produto proporciona favorece o relaxamento e o bem-estar", promete a cadeia de supermercados espanhola, e para isso contribuem os "óleos essenciais com propriedades estimulantes, calmantes e suavizantes" e a presença de vitamina E.
Enquanto o original da Tiger Balm tem 19 gramas e custa, por exemplo, €7,99 na Wells, o Bálsamo Oriental à venda na Mercadona tem 30 ml e custa €3.