Já deste por ti a ter um sonho em que te apercebes de que estás a sonhar? Se sim, o mais provável é teres tido um sonho lúcido, um estado mental em que estás consciente, no teu sonho, de que estás efetivamente a sonhar.
Ainda que apenas uma percentagem reduzida de pessoas reportem ter sonhos lúcidos, trata-se de uma capacidade que se pode aprender, permitindo explorar melhor a nossa mente, explica Benjamin Baird, um especialista da Universidade do Texas, citado pelo Washington Post.
Dominar esta competência pode demorar semanas, requerendo uma prática constante. Aprender a ter sonhos lúcidos não quer dizer, porém, que possas controlar os tópicos dos sonhos ou outros dos seus elementos. Quer dizer apenas que estarás ciente de que estás a sonhar.
O primeiro passo para conseguir ter sonhos lúcidos é praticar o exercício de lembrar o que sonhaste. Uma das melhores técnicas para relembrar os sonhos pode ser manter um diário dos sonhos. Assim que acordares, pensa sobre o que sonhaste e aponta num papel o teor do sonho.
Identificar uma tendência no tema dos sonhos também é benéfico. À medida que te tornares relembrares o que sonhas, irás notar que há vários temas que são recorrentes. Esses temas serão sinais indicativos de que estás a sonhar.
Relembrar que esses temas recorrentes são um sinal de que estás a sonhar é portanto o gatilho ideal para perceber que estás num sonho lúcido. Por fim, quando estiveres a adormecer, é importante dizeres a ti próprio que vais ser capaz de identificar que estás num sonho. E com a prática o mais provável é que sejas capaz de ganhar consciência de que estás a sonhar enquanto dormes.