Billie Eilish
Design e Artes

Óscares: a reação emotiva de Billie Eilish e a polémica com Greta Gerwig

'What Was I Made For' composta por Billie Eilish e o irmão para 'Barbie' está indicada para um Óscar, mas Greta Gerwig não está entre os nomeados para Melhor Realizador.

Os filmes nomeados para os Óscares, que são entregues a 10 de março, não são propriamente uma novidade. Oppenheimer, de Christopher Nolan, é o filme mais indicado, com um total de 13 nomeações, entre elas as de Melhor Filme, de Melhor Realizador e Melhor Ator Principal. Logo a seguir vem Pobres Criaturas, de Yorgos Lanthimos, que conta com uma música de Carminho na banda sonora (nomeada) com um total de 11 indicações.

Mas uma das surpresas destas nomeações para a 96.º edição dos Óscares é a ausência de Greta Gerwig da lista de indicados à estatueta de Melhor Realizador. Barbie arrecadou oito nomeações, entre elas a de Melhor Filme e de Melhor Ator Principal, mas não foi contemplado em matéria de realização. “No seu próprio mundo, Barbie consegue fazer quase tudo. Mas no mundo real, Barbie sofreu um revés significativo. Embora a comédia colorida de Greta Gerwig sobre o patriarcado tenha sido o maior sucesso de bilheteira do ano passado e tenha estabelecido o recorde de filme com maior bilheteira alguma vez realizado por uma mulher, Gerwig não conseguiu receber uma nomeação para o Óscar de Melhor Realizador”, escreve o New York Times.

Ryan Gosling e Margot Robbie, que protagonizam o filme, criticaram a Academia pela decisão de não incluir a realizadora num lote de cineastas em que apenas uma mulher, Justine Triet (Anatomia de uma Queda), está representada. Será uma questão de sexismo? “Os votantes dos Óscares há muito que são acusados de dar mais importância às histórias protagonizadas por homens, um preconceito que a Academia tem tentado retificar nos últimos anos, diversificando as suas fileiras. Ainda assim, as comédias muitas vezes lutam para ganhar o favor dos Óscares, e uma comédia liderada por uma mulher tem ainda mais obstáculos a superar”, escreve Kyle Buchanan, num artigo publicado esta terça-feira, 23 de janeiro.

A música What Was I Made For, de Billie Eilish e do seu irmão Finneas, foi nomeada para a categoria de Melhor Canção Original e a sua reação foi uma das mais emotivas. Depois de ter vencido o Óscar de Melhor Canção Original em 2022 com No Time To Die (007 – Sem Tempo para Morrer), Eilish disse que compor e gravar a música para Barbie foi “uma experiência catártica e incrível” e que se reviu na personagem de Barbie enquanto escrevia a letra.

“O filme era tão incrível e eu senti-me tão comovida com ele, por isso senti-me muito vista e relacionei-me com a Barbie – e não sei, vi-me como a Barbie, o que nunca tinha feito antes. Por isso, foi realmente espetacular”, disse Eilish à ABC News.

Gourmet

Brigadeiro de cerveja? Um Brasil como nunca provaste chega a Lisboa

O que será que acontece quando dois chefs de cozinha reconhecidos no Brasil trazem a criatividade para Lisboa? Nada como provar.

Design e Artes