Ténis | Fotografia: Unsplash
Design e Artes

Novo mapa de Portugal deixa de limitar quem quer praticar desporto

Tiago sofreu na pele a falta de informação sobre desporto adaptado no nosso país. Mas hoje Joga Simples, nome que deu à mais completa base de dados sobre o tema em Portugal.

Há cerca de cinco anos, Tiago Maia, de 21 anos, começou a procurar por clubes de ténis adaptados em Portugal. Apesar de diagnosticado à infância com diplegia espástica, uma forma de paralisia cerebral que lhe afetou os membros inferiores, nem isso o impediu de prosseguir o amor pelo desporto. Os entraves eram, na verdade, outros.

“Adoro desporto desde sempre, em especial futebol e ténis. Quando passei a usar a cadeira de rodas nos meus 15/16 anos com maior regularidade, despertei para aquilo que era o desporto adaptado e, ao descobrir que havia ténis em cadeira de rodas, passou a ser um claro objetivo passar a poder fazer desporto adaptado. Mas acabei por esbarrar em muitas dificuldades”, começa por contar à Versa.  

A falta de informação disponível e as dificuldades logísticas – como a acessibilidade aos locais de treino, disponibilidade dos treinadores e pouca oferta de horários nos clubes, bem como de materiais e transportes – foram as principais barreiras, talvez até maiores do que exigia a própria prática desportiva adaptada. 

Contudo, nada o demoveu do objetivo: encontrar um clube de ténis adaptado. Conseguiu-o e treina no AHEAD CT, em Vila Franca de Xira, desde 2022.

Tiago Maia, fundador do projeto Joga Simples e jogador de ténis adaptado

Só que pelo meio do caminho, uma conversa fê-lo pensar.  

"Numa conversa que tinha tido com o responsável de ténis em cadeira de rodas em Portugal, no primeiro torneio que fui ver, ele disse-me que, comparando com os meus adversários, estava numa situação melhor em termos de idade, formação e tudo mais, mas bom era ter-me apanhado há quatro ou cinco anos. Precisamente quando tinha começado a procurar por ténis em cadeira de rodas”, diz. 

Assim, não satisfeito pela conquista depois de um esforço de anos, Tiago não quis que mais pessoas com deficiência se deparassem com os mesmos entraves na iniciação ao desporto e decidiu colmatar todas as barreiras através de uma nova plataforma: Joga Simples.  

Jogar é simples e agora começar também 

A plataforma Joga Simples nasceu a 3 de fevereiro, mas por detrás está um trabalho intenso de Tiago e de uma equipa de oito jovens da vila de Santa Iria de Azóia, concelho de Loures, que a ele se juntaram de forma voluntária, dado que este é um projeto sem fins lucrativos.  

Além de todo o trabalho de pesquisa que fizeram, tiveram o apoio de federações e entidades relacionadas com o desporto adaptado e assim conseguiram criar uma base de dados de desporto adaptado como não havia em Portugal.

“Inicialmente, batemos à porta de federações e houve muitas que não nos abriram as portas e outras que abriram e nos cederam bastante informação. Através desses dados, conseguimos muita informação atualizada para alguns desportos”, conta Tiago.  

Após fazerem uma limpeza de dados sobre clubes que mudaram de atividade ou já não operam e de contactarem outros no sentido de recolher o máximo de informações, hoje o Joga Simples conta com uma carteira recheada de opções. 

São já 112 clubes em caixa e mais podem estar a caminho, do boxe ao ciclismo. Começar é assim hoje mais fácil do que foi para Tiago há alguns anos e só isso já é uma conquista.  

“Quando os clubes nos cedem toda a informação que pedimos, creio que tudo ou quase tudo o que é informação relevante para alguém que tem uma deficiência e quer praticar desporto adaptado está esclarecido”, refere o fundador da plataforma.  

Para encontrar todas as informações, basta entrar no site e clicar no “Mapa de Clubes” no canto superior direito, que dá acesso direto a uma pesquisa personalizada por modalidade, distrito e concelho. Se não houver resultados para o desporto pretendido, basta preencher o formulário disponibilizado e a equipa do Joga Simples vai à procura de respostas.

Simples.  

 

O futuro é Jogar Simples e trabalhar arduamente 

O trabalho de Tiago e dos oito jovens voluntários no projeto Joga Simples ainda não está concluído. 

“Considerando os 112 clubes que temos na base de dados, entendemos que mesmo assim é curto. Sabemos que num país que tem 18 distritos e 10 milhões de pessoas, há muito mais clubes a fazer desporto adaptado e é necessário entrar mais informação", nota Tiago.  

Melhorar a versão mobile do Joga Simples é outro dos objetivos e a longo prazo existe uma ideia mais ambiciosa.  

“No futuro, gostaríamos de simplificar ao máximo todo o processo num âmbito maior”, diz. “Depois da estabilização do projeto, o passo seria trabalhar com os praticantes para podermos ceder material, ajudar com deslocações, trabalhar com as federações de forma a que consigam ceder mais material e trabalhar com empresas de produtos de apoio, etc”, conclui Tiago Maia.   

Design e Artes

Apple Vision Pro: serão o próximo símbolo do luxo?

O novo gadget da Apple já chegou às lojas norte-americanas, mas será que mudará a forma como se usa a tecnologia ou tornar-se-á um objeto de luxo?

Design e Artes