WhatsApp vai ter novas mudanças | Fotografia: Unsplash
Design e Artes

WhatsApp está prestes a implementar grande mudança

O serviço de troca de mensagens da Meta, dona do Instagram e Facebook, vai permitir trocar mensagens com outros serviços como o Telegram.

O serviço de troca de mensagens WhatsApp vai mudar para sempre. A curto-prazo, a nova atualização de software vai permitir o uso de nomes de utilizador, algo que já acontece em aplicações concorrentes, como o Telegram, deixando de ser necessário partilhar o número de telemóvel associado. Mas a grande mudança é outra.

Outra das novidades anunciadas para o serviço de troca de mensagens da Meta, empresa detentora do Instagram e do Facebook, é a possibilidade de enviar e receber mensagens provenientes de outras aplicações, como o Telegram. Esta nova funcionalidade irá funcionar numa primeira fase apenas para mensagens, imagens, vídeos, áudios e ficheiros. Só depois será aplicada a chamadas e conversas de grupo. 

A revista norte-americana Wired cita Dick Brouwer, diretor de engenharia do WhatsApp, que salienta que um requisito fundamental é que os utilizadores optem por usar esta nova valência da aplicação. “Posso escolher se quero ou não participar no facto de estar aberto à troca de mensagens com terceiros”, explica Brouwer. “Isto é importante, porque pode ser uma grande fonte de spam e de burlas.”

Se optares por acionar esta funcionalidade, verás as mensagens de outras aplicações numa secção separada que aparecerá na parte superior da caixa de entrada, detalhou à Wired o responsável. “Pensamos que a melhor forma de oferecer esta abordagem é através de uma solução que se baseia na arquitetura cliente-servidor existente do WhatsApp”, afirma Brouwer.

A implementação de um terceiro visto azul é uma das novidades esperadas para breve, apesar de  ainda não haver uma data conhecida para a sua chegada. A introdução deste ícone irá indicar que o receptor de uma mensagem fez uma captura de ecrã.

Nécessaire

11 minutos chegam para manter a forma com este treino simples

Este treino composto por três exercícios de baixo impacto foi desenvolvido por uma equipa de cientista de uma universidade canadiana e pode ser realizado em qualquer lugar.

Design e Artes