Lisboa e Porto têm sido referidas como das melhores cidades europeias para visitar nos últimos anos. Apesar de a capital e de a segunda maior cidade de Portugal atraírem turistas de todo o mundo e de colecionarem vários prémios, nenhuma delas integra um relatório da Comissão Europeia que lista as dez melhores cidades da Europa para viver.
Apesar da ausência de Lisboa e Porto da lista, há uma outra cidade portuguesa nos primeiros dez lugares. Braga, no norte de Portugal, é a cidade portuguesa em que nove em cada dez habitantes dizem estar satisfeitos com a cidade em que vivem. Como conclusões do relatório, é possível aferir que os europeus preferem, no geral, viver em cidades mais pequenas, apesar de as oportunidades de trabalho se encontrarem nos grandes centros urbanos.
O relatório detalha também que os habitantes de cidades mais pequenas dizem estar satisfeitos com a habitação disponível, espaços públicos, cuidado de saúde e serviços públicos. O relatório foi elaborado tendo em conta 71.153 entrevistas que foram conduzidas em 83 cidades europeias.
No primeiro lugar da lista surge a cidade de Zurique, na Suíça. Em segundo lugar, a cidade de Groningen, nos Países Baixos. A completar o pódio surge a capital dinamarquesa, Copenhaga,, em que 96% dos habitantes consideram-se satisfeitos por ali viver. Braga surge em oitavo lugar da lista, com 94% dos seus residentes a sentirem-se satisfeitos com as condições que encontram na cidade minhota.