Chonqing | Fotografia: Instagram
Evasão

Mega-cidade chinesa desconhecida parece saída de um filme

Chongqing, no sudoeste da China, é uma cidade que, só no centro, alberga quase toda a população portuguesa. As inovações tecnológicas e arquitetura fazem parecer que estamos num filme futurista.

Postos de gasolina no cimo de prédios, linhas de comboio que atravessam edifícios ou complexos habitacionais que são transportados de um lado para o outro da cidade em navios: esta é a realidade que se vive em Chongqing, uma cidade com cerca de oito milhões de habitantes no sudoeste da China.

Esta cidade é um importante centro político, económico e estratégico, tendo beneficiado de uma estratégia de investimento do Governo chinês desde o final dos anos 1990. Como resultado, esse desenvolvimento afetou a paisagem urbana da cidade, com os bairros tradicionais e pequenas habitações a serem destruídas para dar lugar a complexos habitacionais que albergam milhares de pessoas num só quarteirão.

Tim Franco, um fotógrafo franco-polaco, tem-se dedicado a registar a escala abismal do crescimento desta mega-cidade. Sobre a sua primeira visita a esta cidade, o fotógrafo que está atualmente a viver na Coreia do Sul disse,numa entrevista ao site ArchDaily, que parecia estar num filme como o Blade Runnner.

“Caminhar por becos escuros e perder-me em ruas labirínticas. Descobrir diferentes níveis, apanhar elevadores e teleféricos para viajar de uma parte da cidade para outra. Parecia-me uma mistura caótica e sombria de Manhattan e Hong Kong. Nessa altura, o Governo local ainda perseguia a gigantesca rede mafiosa que controlou a maior parte dos negócios da cidade durante tantos anos: parecia que eu estava num filme”, disse.

Gourmet

Seis vinhos no supermercado que se pagam com moedas

Pode um vinho bom pagar-se com moedas? Parece que sim e há pelos menos seis exemplos que podes comprar no Continente.

Evasão