A Arábia Saudita está prestes a alargar o leque de serviços de luxo disponíveis para quem tem muito dinheiro para gastar. O Dream of the Desert, o primeiro serviço de comboio de luxo que irá atravessar o deserto deste país, deverá estar concluído em 2025.
Este comboio da Saudi Arabia Railways, construído em Itália pela Arsenale Group, contará com 40 carruagens e fará um percurso de mais de 1200 quilómetros, desde a capital Riad até Qurayyat, no norte do país.
A viagem de dois dias tem ainda paragens em Al Qassim, Hail e Al Jouf antes de terminar perto da fronteira com a Jordânia. Apesar de as carruagens ferroviárias serem construídas em Itália, serão totalmente personalizadas e inspiradas no estilo e tradição sauditas.
O novo projeto de luxo na área da ferrovia faz parte de um plano maior do reino saudita para transformar a Arábia Saudita num destino turístico de referência a nível mundial. Até ao fim desta década, a Arábia Saudita pretende atrair 150 milhões de visitantes, num investimento que rondará os 800 mil milhões de dólares.
Com composições que poderão atingir velocidades até 300 km/h é expectável que a rede ferroviária se estenda por todo o reino do Médio Oriente. Em janeiro de 2022, o Ministro do Investimento da Arábia Saudita, Khalid al-Falih, anunciou planos para a construção de 8.000 quilómetros de caminhos-de-ferro em todo o país, escreve a CNN.