Renderização comboio Dream of the Desert | Fotografia: Arsenale/ Saudi Arabia Railways
Evasão

Dream of the Desert: o comboio de luxo que vai atravessar o deserto

Comboio de luxo deverá estar pronto para circular em 2025. Viagem de dois irá percorrer mais de 1200 quilómetros, desde a capital Riad até ao norte do reino.

A Arábia Saudita está prestes a alargar o leque de serviços de luxo disponíveis para quem tem muito dinheiro para gastar. O Dream of the Desert, o primeiro serviço de comboio de luxo que irá atravessar o deserto deste país, deverá estar concluído em 2025.

Este comboio da Saudi Arabia Railways, construído em Itália pela Arsenale Group, contará com 40 carruagens e fará um percurso de mais de 1200 quilómetros, desde a capital Riad até Qurayyat, no norte do país.

A viagem de dois dias tem ainda paragens em Al Qassim, Hail e Al Jouf antes de terminar perto da fronteira com a Jordânia. Apesar de as carruagens ferroviárias serem construídas em Itália, serão totalmente personalizadas e inspiradas no estilo e tradição sauditas.

O novo projeto de luxo na área da ferrovia faz parte de um plano maior do reino saudita para transformar a Arábia Saudita num destino turístico de referência a nível mundial. Até ao fim desta década, a Arábia Saudita pretende atrair 150 milhões de visitantes, num investimento que rondará os 800 mil milhões de dólares. 

Com composições que poderão atingir velocidades até 300 km/h é expectável que a rede ferroviária se estenda por todo o reino do Médio Oriente. Em janeiro de 2022, o Ministro do Investimento da Arábia Saudita, Khalid al-Falih, anunciou planos para a construção de 8.000 quilómetros de caminhos-de-ferro em todo o país, escreve a CNN.

Gourmet

O café mais barato da Europa está numa cidade portuguesa

Se gostas de café, vais querer saber os resultados de um novo ranking desenvolvido por uma agência de viagens. E, já agora, faz as malas.

Evasão