Ericeira | Fotografia: Unsplash
Evasão

Nas vilas mais cénicas do mundo, descobrimos um cantinho português

Portugal e o turismo andam de mãos dadas. Há uma vila portuguesa entre as mais cénicas do mundo, que é considerada um tesouro escondido pela Organização Mundial do Turismo.

Encontrar tesouros escondidos é cada vez mais difícil. Vivemos num mundo globalizado, em que a informação está à distância de um clique. Não há propriamente segredos quando se fala de turismo, mas a Organização Mundial do Turismo resolveu elaborar uma seleção dos destinos rurais mais cénicos do mundo e há uma vila portuguesa na lista.

Publicado desde 2021, a lista das melhores vilas turísticas procura “fomentar as zonas rurais e preservar as paisagens, a diversidade cultural, os valores locais e as tradições culinárias”, escreve a organização num comunicado.  Para fazer parte desta lista, que na terceira edição contou com 54 novas entradas, há que cumprir determinados requisitos em matéria de sustentabilidade económica e ambiental e políticas de turismo.

Num artigo publicado no site da Condé Nast Traveler, a Ericeira, vila na região Oeste, é uma das localidades que merece destaque numa lista que dá a conhecer mais em pormenor algumas das pequenas localidades selecionadas este ano.

Sobre esta vila a pouco mais de 40 minutos de carro de Lisboa, a Condé Nast Traveler escreve que “é um destino popular para os surfistas - desde principiantes a profissionais - graças a uma variedade de ondas de qualidade que rebentam junto à sua costa rochosa” e deixa a sugestão de visitar o centro histórico da cidade e de “saborear pratos de marisco como o ouriço-do-mar, que é ubíquo nas águas da Ericeira”.

Outras das vilas mencionadas no artigo da Condé Nast Traveler levam a locais mais remotos como Dhordo, na Índia, uma vila conhecida pelo festival local Rann Utsav que se estende por quatro meses, ou Biei, no Japão, uma povoação repleta de campos de flores e montanhas que parece um local de fantasia.

Vê na galeria outras das vilas selecionadas para a lista da Organização Mundial do Turismo.

Evasão

Vais precisar de 12 minutos para contemplar esta árvore de Natal

Já é possível viver o espírito do Natal e há uma árvore especial que deve ser admirada por fora e por dentro, onde acontece uma experiência imersiva inesperada.

Evasão