Nisa
Evasão

A história por detrás de uma das ruas mais bonitas de Portugal

A rua de Santa Maria, em Nisa, é uma das mais bonitas de Portugal, em especial por aquilo que representa. Desvendamos a história que tens de conhecer e visitar.

A pandemia pode ter sido um incentivo para explorar Portugal, mas há segredos sobre o nosso país que ainda não conhecemos. No que toca à vila alentejana de Nisa, no distrito de Portalegre, muito deves ouvir falar por causa do famoso queijo de ovelha de Nisa, mas há outro motivo pelo qual devia ser bem mais conhecida.  

Na rua de Santa Maria foi inaugurada no verão de 2021 uma homenagem à olaria pedrada, uma arte local candidata a Património Imaterial da Humanidade.

Para tal, a autarquia decidiu colocar pequenas pedras de tijolo, a imitar a cor do barro, e de mármore, de cor semelhante ao quartzo, num percurso de apenas 100 metros. Foi o suficiente para nessa rua se fazer jus à olaria pedrada, que envolve peças de barro ornamentadas com pequenas pedras de quartzo incrustado à mão no barro ainda mole, quase sempre com motivos florais.

São já poucos os artesãos que se dedicam a este tipo de artesanato, pelo que a rua de Santa Maria é uma forma de imortalizar a arte dos oleiros que marcaram esta vila.  

Fica uma amostra daquela que é uma das ruas mais bonitas de Portugal pela estética e pela história e que fica a pouco mais de duas horas do Porto ou Lisboa. Vale ou não uma visita num fim de semana próximo?  

RELACIONADOS

Evasão

Já podes saber qual é a hora mais barata para reservar um voo

Nova funcionalidade do Google Flights permite ser notificado das horas em que é mais barato fazer a reserva de um voo.

Evasão