Oliveira Velha | Fotografia: D.R.
Gourmet

Jantar sob uma oliveira milenar não é só o que aqui surpreende

Pode um jantar sob uma oliveira antiga ser ainda mais único? Sim, quando a ele se juntam uma surpreendente marca de azeite e pratos de um chef italiano.

“Aquilo que a natureza nos quer dar em cada ano. É assim que isto funciona”. 

Com "isto" João Rosado refere-se ao Amor é Cego, marca de azeite que se rege e respeita a natureza e que João criou com a mulher Liliana. O casal de professores tinha o sonho de preservar um olival tradicional plantado pelo avô de João há 73 anos, nascendo assim em 2015 uma marca envolta no ceticismo de alguns.

Havia quem não acreditasse que a partir de 281 oliveiras, 131 delas da variedade galega, era possível criar uma marca de azeite biológico (que não usa sequer os químicos permitidos na agriculta biológica), mas tal não só foi possível, como hoje há quem procure o Amor é Cego precisamente pela sua exclusividade.  

Como se não bastasse, na propriedade familiar alentejana onde é produzido o azeite Amor é Cego fica uma impressionante árvore com mais de 2 mil anos e assim nasceu um outro projeto que alia bom azeite a boa gastronomia: o projeto Oliveira Velha.  

 

O projeto junta o casal Liliana e João Rosado do Amor é Cego e Marisa Tiago e Francesco Ogliari do aclamado restaurante Tua Madre, em Évora, e ainda um número restrito de 12 pessoas para desfrutar de uma noite especial sob a árvore milenária, localizada no Monte da Oliveira Velha, em Azaruja, próximo de Évora. 

Tudo começa com uma visita ao olival, seguida de prova de azeite da marca Amor é Cego, e depois um menu de degustação de cinco pratos, confecionados com ingredientes locais, biológicos e de acordo com a sazonalidade, pensados e confecionados pelo chef italiano Francesco Ogliari, que na Tua Madre, assim como nestes jantares, junta a gastronomia alentejana à italiana.

O menu é sempre diferente de jantar para jantar, assim como os vinhos de pequenos produtores portugueses e internacionais, selecionados por Marisa Tiago.  

 

Não é certo que a sobremesa seja a famosa Rabanada de Padinha, com Gelado de Natas e Vinagre Balsâmico da Tua Madre, mas é certo que o chef Francesco Ogliari terá sempre uma surpresa na manga para fechar em pleno o jantar da Oliveira Velha. 

Mas para ter direito à experiência é preciso marcar já o próximo, que acontece a 30 de setembro. Uma vez que é limitado a 12 pessoas, a reserva deve ser feita o quanto antes por telefone (+351 960117714 ou +351 924281551) ou Instagram (@oliveira.velha).  

O jantar custa €140 por pessoa (com bebidas incluídas).  

Nécessaire

Para um look natural, não cometas estes erros de maquilhagem

Com tantas novas tendências e técnicas de maquilhagem, é natural que por vezes possamos cometer erros que nos dão um aspeto mais envelhecido em vez de um rosto jovem.

Gourmet