Espumante | Fotografia: Pexels
Gourmet

Sobrou champanhe? Especialista diz até quando podes beber

A altura de festas é propícia ao desperdício, mas não se souberes quanto tempo cada alimento ou bebida dura. No que toca ao champanhe, aqui tens a resposta.

Depois de um jantar de fim de ano com direito a marisco, patés, bacalhau com broa e mousse de chocolate com trufa para sobremesa, é provável que quando chega a hora do champanhe ou do espumante, não se vá além de um copo. Contudo, sobrar não é sinónimo de estragar e para isso não podes demorar a beber o que resta.

Isto porque tendo estas bebidas fermentadas gás carbónico, uma vez abertas é natural que quer as bolhas, quer o verdadeiro sabor, desvaneçam com o tempo. O ideal é, claro, beber a garrafa no dia em que é aberta, mas caso não seja possível, eis o tempo máximo para consumir. 

“Uma garrafa aberta de champanhe pode durar de três a cinco dias, se guardada corretamente no frigorífico”, diz Akio Matsumoto, sommelier e gerente geral do Restaurante Yuu, ao Food & Wine.

Para evitar então a oxidação de um espumante ou de um champanhe e a consequente perda de bolhas e sabor, só tens de seguir as dicas dos especialistas para a devida conservação.

Uma delas é cobrir a garrafa com um pedaço de papel alumínio ou película aderente depois de servir, segundo o sommelier da Caviar Russe, John Gergeos. Já a outra consiste em lacrar a garrafa com uma rolha de champanhe de qualidade e de seguida colocar a garrafa dentro do frigorífico, diz o bartender Marek Trocha. 

Gourmet

Está no congelador aquilo que deves comer antes de dormir

Admite: a primeira coisa em que pensaste foi em gelado. Podia ser, mas há outro alimento que ajuda a dormir melhor.

Gourmet