José Avillez
Gourmet

José Avillez vence estrela Michelin no Dubai

A Tasca by José Avillez, restaurante do Hotel Mandarin Oriental, recebeu uma estrela Michelin na primeira edição do guia no Dubai. Chef português ostenta agora três estrelas nos seus restaurantes.

No ano em que o Guia Michelin chegou ao Dubai, a Tasca by José Avillez, restaurante do chef português no Hotel Mandarin Oriental, recebu a primeira estrela Michelin na cerimónia que teve lugar, esta terça-feira, na cidade localizada junto ao Golfo Pérsico.

“Sentimo-nos muito felizes e agradecidos e também orgulhosos pelo trabalho que a nossa equipa extraordinária tem desenvolvido na Tasca. Mas este é o ano em que o Guia Michelin faz a sua estreia no Médio Oriente – ao vermos o nosso trabalho reconhecido num ano tão especial, o nosso orgulho é ainda maior”, refere José Avillez em comunicado. Aberto em 2019, o restaurante inspira-se nas tradicionais tascas portuguesas, servindo uma cozinha com um toque contemporâneo. 

Com chefia executiva de José Barroso, o menu propõe uma viagem gastronómica pelos sabores portugueses, incluindo versões modernas de pratos clássicos, como o carabineiro, amêijoas à Bulhão Pato, bacalhau à Gomes de Sá, frango piri piri ou pica pau. A acompanhar a carta de comida, encontra-se uma extensa lista de referências vínicas nacionais – a maior no emirado.

“Acredito que Portugal tem uma das melhores cozinhas do mundo, assim como o melhor peixe e marisco. Na Tasca servimos alguns dos nossos melhores sabores e produtos com um toque contemporâneo. A Tasca oferece uma experiência casual chic dining com especialidades portuguesas repletas de sabor e personalidade”, explica o chef sobre o restaurante galardoado.

Além das duas estrelas Michelin que ostenta no restaurante Belcanto, em Lisboa, desde 2014, José Avillez passa agora a deter outra insígnia dourada no primeiro restaurante que detem fora de Portugal.

A estrela Michelin, refere, “é um grande feito para a cozinha portuguesa”, uma vez que “o Dubai é um importante centro onde se cruzam pessoas de todo o mundo”. “A Tasca dá-nos a oportunidade de promover a cozinha portuguesa perante os milhares de pessoas que por ali passam e de reforçar, ainda mais, a notoriedade de Portugal enquanto destino turístico”, acrescenta José Avillez.

Na primeira edição no Dubai, entraram para o guia Michelin um total de 69 espaços, sendo atribuídas duas estrelas a dois restaurantes e uma estrela a outros nove. Foi ainda atribuída uma estrela Verde e 14 restaurantes recebram ainda a distinção Bib Gourmand.

RELACIONADOS

Coolhunting

Os ténis mais caros do mundo são também os mais feios?

Não nos surpreende que os ténis mais caros do mundo sejam da Nike, mas não imaginávamos que um dos modelos fosse concebido numa máquina de waffles.

Gourmet