Balagan Festival Ouriço 2024
Gourmet

Há uma nova sanduíche portuguesa que supera tudo o que já provaste

Esquece as sanduíche tradicionais. Esta nova receita enaltece um produto do mar português e só tens dez dias para prová-la.

Nós, portugueses, bem sabemos o quanto gostamos de pão e de tudo o que nele cabe dentro. Comemos pão ao pequeno-almoço, ao almoço e quantas vezes num couvert ao jantar? Misto, com manteiga, com panado ou com uma bifana, são as formas mais comuns, mas há uma nova que promete surpreender.

No âmbito do Festival Internacional do Ouriço do Mar, criado pelo consultor Nuno Nobre e organizado em parceria com a Câmara Municipal de Mafra desde 2015, nesta 8.ª edição, que decorre entre 15 e 24 de março, a Ericeira abraça uma série de eventos que enaltecem o “caviar do Atlântico”, como também é conhecido o ouriço do mar.

Dentro do Mercado Municipal da Ericeira haverá um seafood court, pop ups gastronómicos, show cookings e uma masterclass, já fora dele os ouriços do mar tomam forma nos 27 restaurantes aderentes, que criaram um menu especial para o festival. 

 

Entre eles está o Balagan, que apresenta a Sande Uni, uma sanduíche em pão brioche tostado, com mix de frutos do mar, maionese de ouriço, limão em conserva, pérolas de algas marinhas, alface e micro ervas.

"O prato foi inspirado na clássica sanduíche de lagosta da região de Miami & Key West. Pensámos que seria interessante transformar este clássico com o sabor intenso e complexo do ouriço, além de substituir a lagosta por outros frutos do mar. E, como sempre, a ideia do Balagan é criar pratos deliciosos dentro do conceito comfort food", diz a chef Tereza Silva à Versa. 

Mas, além de Miami & Key West, há mais mundo nesta sandes. Está presente o Japão, uma vez que por lá Uni é o nome dado à parte comestível do ouriço, e também o Médio Oriente, que está na essência da cozinha do Balagan e que nesta receita se manifesta através "de uma especiaria típica da região chamada Sumac, assim como do limão em conserva – os dois elementos possuem uma 'citricidade' necessária para complementar os sabores desta receita, tornando-a muito interessante a cada dentada". 

Como em qualquer prato, o segredo está no molho e no caso da Sande Uni o sucesso está no molho feito com maionese de ouriço, sobre o qual a chef Tereza Silva levanta uma ponta do véu. 

"O segredo para uma maionese realmente boa é produzi-la do zero. Combinada ao sabor do ouriço, conseguimos ressaltar o sabor umami – a química misteriosa de reunir sabores viciantes", remata. 

Podes provar a sandes de 15 a 24 de março no restaurante Balagan, localizado na praia do Sul, na Ericeira. Para reservas, basta ligar (913 362 452). 

Nécessaire

Toalhitas Mercadona custam menos de dois euros e são ideais para a casa

As toalhitas de limpeza Bosque Verde podem ser utilizadas numa mopa ou manualmente e são aptas para todas as superfícies.

Gourmet