Pizzas da Arte Bianca
Gourmet

Há duas pizzarias portuguesas entre as melhores da Europa

E quando encontramos a pizza perfeita, o que é que gritamos? MAMMA MIA!

Aqui nos confessamos: nunca nos vão ouvir dizer que não a uma boa pizza. É daquelas coisas, praticamente, impossíveis de acontecer. Assim que ficamos a saber que há duas pizzarias portuguesas na lista das 50 melhores da Europa, galardoadas pelos prémios 50 Top Pizza, fomos logo fazer a nossa reserva.

Primeira paragem: Forno d’Oro. Este restaurante não é uma estreia, em 2021 conseguiu o 20º lugar, e este ano posiciona-se na 16ª posição. Aqui a especialidade são as pizzas napolitanas, todas confecionadas num forno a lenha forrado a folha de ouro, como o próprio nome do restaurante indica. As pizzas são as protagonistas, mas é importante saber que o restaurante também arrecadou o prémio de melhor carta de vinhos – um detalhe importantíssimo.

Depois de nos sentarmos à mesa no centro de Lisboa, rumamos a sul até à Costa Vicentina com destino num dos restaurantes Arte Bianca – esta cadeia tem espaços em Aljezur, Arrifana e Sagres e em 2022 estreia-se na posição 49 deste Top 50. A Costa Vicentina começa a ser um lugar de eleição para os fins de semana prolongados e para as férias de verão e tudo isso tem um final feliz com um pizza. Num destes espaços, a pizza tem uma forma napolitana mas a massa, que é obtida com fermento natural, é estaladiça e ao estilo romano. Os proprietários são italianos e muito atentos à seleção das matérias-primas, muitas das quais são importadas de Itália, e enriquecidas por uma horta cuidada pelos próprios proprietários.

Gourmet

Sim, há o bolo certo para cada mood

Haverá algum estado de espírito que não case bem com uma fatia de bolo? Eu acho que não e as irmãs à frente do “The Cakery”, Filipa Galvão e Catarina Pereira Coutinho, parecem concordar comigo.

Gourmet