Chuka Soba Tomita Ramen | Fotografia: Instagram
Gourmet

Como é feito um dos melhores ramens do Japão?

O Cuka Soba Tomita é um local de perigrinação para os amantes de ramen no Japão. Há um documentário de 2017 que conta os segredos deste restaurante.

Como é feito o melhor ramen? Em Portugal, há vários restaurantes de qualidade que se especializaram na confecção deste prato nipónico, mas os entendidos dizem que o melhor ramen só se encontra no Japão. 

O Chuka Soba Tomita, um destino alvo de autênticas peregrinações, é tido como o expoente máximo do ramen. O restaurante está localizado em Chiba, a cerca de uma hora de Tóquio.

Se antes era necessário esperar durante várias horas, agora existe um sistema de reservas online que permite chegar e comer, mas só existem sete lugares disponíveis. 

O restaurante serve um ramen conhecido como tsukemen, uma categoria de ramen que começou por ser um prato elaborado a partir dos restos dos noodles e do caldo, aos quais era adicionado molho de soja. Atualmente, há inúmeras variações de ramen tsukemen, mas o que é mais importante no prato é o ramen, que surge em maior quantidade do que o caldo.

Um documentário de 2017, intitulado Ramen Heads, detalha todos os passos do processo de Osamu Tomita, considerado o rei do ramen no Japão. Para além da história de Tomita, o filme traça também o perfil de cinco outras lojas de ramen afamadas, cada uma com a sua própria filosofia e sabor, que exemplificam vários aspectos diferentes do mundo do ramen, ao longo de 15 meses. Com um breve resumo das raízes históricas do ramen, o documentário oferece uma visão aprofundada da cultura que envolve este prato único e sedutor.

Coolhunting

Sabemos de onde vêm os jeans especiais de Meghan Markle

Há uns jeans no guarda-roupa de Meghan Markle que são especiais. Foram feitos por um designer sul-africano que lhe dedicou o logotipo.

Gourmet