Fotografia: Unsplash
Gourmet

Como um dos mais famosos pratos indianos acabou em tribunal

Duas famílias disputam em tribunal o título de criadores do butter chicken um dos pratos indianos mais conhecidos e comido em todo o mundo.

É um dos pratos mais conhecidos em todo o mundo, mas a sua fama provocou uma disputa entre duas famílias indianas que reclamam a origem deste prato consumido por milhões de pessoas. Afinal, quem é o criador do butter chicken, um prato da gastronomia indiana que consiste em frango cozinhado no tandoori, envolvido em molho de tomate e um conjunto de especiarias?

Um artigo do New York Times (NYT) conta a história deste périplo judicial, recuando a 1947, quando dois homens saíram de Pexauar, no Paquistão, aquando da partição que levou à independência da Índia britânica, e mudaram-se para Deli, onde abriram um restaurante chamado Moti Mahal, em que serviam comida da região de Punjab. Até aqui os descendentes das duas famílias estão de acordo, mas divergem na questão de qual dos homens é o verdadeiro criador do prato. Para complicar tudo, os dois homens partilham o mesmo nome: Kundan.

“O caso está exposto num documento de 2752 páginas apresentado no Supremo Tribunal de Deli. Nele, a família de Kundan Lal Gujral, que gere o Moti Mahal, alega que os descendentes do parceiro de negócios do Sr. Gujral, Kundan Lal Jaggi, que gere uma cadeia rival em ascensão, a Daryaganj, afirmaram falsamente que o butter chcken foi uma criação do Sr. Jaggi”, lê-se no artigo do NYT assinado por Suhasini Raj.

O Sr. Gujral, refere o processo judicial, citado pelo NYT, “preocupava-se com o que fazer com os restos de frango tandoori todas as noites”.  “A sua receita era criar um molho com tomates picados, natas, manteiga e especiarias, com açúcar quando os tomates eram demasiado azedos para equilibrar os sabores.” 

Mas o neto de Jaggi, Raghav Jaggi, conta uma história diferente: que o seu avô inventou o butter chicken por mero acaso. Já era tarde e a cozinha estava quase sem stock, à exceção de alguns pedaços de frango tandoori. Foi aí que, relata o neto de Jaggi, “um grupo numeroso lhe pediu para fazer um molho e juntar-lhe frango tandoori para que todos pudessem ter uma refeição saudável”. Terá juntado molho de tomate a manteiga e algumas especiarias, misturando depois pedaços de frango cozinhado no tandoori.

Apesar dessa versão dos factos, a família de Gujral não acredita que tenha sido possível criar o molho do butter chicken de um momento para o outro. "Está registado na história que o meu avô inventou o butter chicken o frango com manteiga e o dal makhani", disse ao NYT Monish Gujral no seu restaurante no sul de Deli. “Durante muitos anos, foram gravados prémios e entrevistas com o meu avô em que a família Jaggi também estava presente. Por que é que eles não assumiram o crédito ou não disseram que também mereciam o crédito?”

Jaggi, proprietário da cadeia rival, Daryaganj, diz que começou o negócio logo após a morte do seu avô em 2018. O seu restaurante Daryaganj, escreve o NYT,  “é um contraste gritante em termos de vibração e ambiente, luxuoso e moderno, embora se anuncie de forma semelhante com o slogan “Pelos inventores da galinha com manteiga e dal makhani”. Mas afinal, no que ficamos?

Nécessaire

Caracóis definidos? Método deixa-te de cabeça voltada ao contrário

A forma como lavas o cabelo pode estar prestes a mudar. Dizem os especialistas, e também as reviews no TikTok, que há benefícios neste método.

Gourmet