Ilha do Pico, Açores | Fotografia: Unsplash
Gourmet

Já se sabe qual é o melhor vinho de 2023 e vem dos Açores

O Czar 2014, um vinho licoroso dos Açores que custa €500, foi considerado o melhor vinho de 2023 pela Revista de Vinhos.

É o vinho do ano de 2023 para a Revista de Vinhos: o Czar 2014, um vinho licoroso da ilha do Pico, nos Açores, produzido por Fortunato Garcia, é o vencedor do prémio que foi entregue este fim de semana numa cerimónia que decorreu na Alfândega do Porto. 

Este vinho foi elaborado a partir de dois hectares de vinha com as castas Verdelho, Arinto dos Açores e Terrantez do Pico, na freguesia de Criação Velha. Este vinho raro apresenta notas de passas, mel, laranja caramelizada, nozes e limão tangerino.

A produção deste vinho licoroso está dependente das condições climatéricas da ilha, sendo influenciado pelo Atlântico e pelo sol, fundamentais para o desenvolvimento da uva Verdelho. Os currais de pedra, característicos da paisagem da ilha, protegem a vinha do vento e do mar, conservando o calor na pedra. 

Após oito anos de fermentação em barricas com capacidade de 225 litros, o vinho é passado a limpo e as barricas atestadas, ficando assim até totalizar os nove anos de estágio após colheita.

Depois de aberto, o Czar pode ser consumido entre seis a oito meses, sem perder qualidade

O Czar está disponível para venda por €500.

Nécessaire

Perfume de Taylor Swift: procurámos a "madeira cara" na Zara

Que perfume usará Taylor Swift? Poderia ser qualquer um dos que têm a sua assinatura, mas os rumores apontam para outras fragrâncias.

Gourmet