Grande Villae Branco 2021, Taboadella, €38 | Fotografia: DR
Gourmet

Grande Villae Branco: um Dão sublime para quem aprecia grandes vinhos

A nova colheita de 2021 do Grande Villae Branco da Taboadella é mineral, ao mesmo tempo que conserva aromas complexos e uma textura sedosa. Em suma, um grande Dão.

É um dos vinhos mais conhecidos e apreciados do projeto vínico da Taboadella e chega agora ao mercado com um novo lote e uma nova imagem. A colheita de 2021 do Grande Villae Branco está diferente por dentro e por fora da garrafa: é que agora, o vinho estagia em garrafa e é apresentado ao público com um novo rótulo de Eduardo Aires que decalca um esquisso da moderna adega projetada por Carlos Castanheira.

Produzido a partir de um lote de 100% Encruzado, oriundo de diferentes parcelas de uma vinha com 42 hectares com solos graníticos arenosos, com fragmentos de feldespato, o Taboadella Grande Villae 2021 é um vinho que se distingue pela sua mineralidade granítica, mas que conserva uma untuosidade decorrente de ter estagiado em cubas de cimento e em barricas de carvalho francês.

“O território é sempre um lugar seguro para encontrar respostas. Neste Grande Villae, o território que convocámos para ilustrar a sua roupagem é material e edificado, pensado e feito pelo homem. A adega é aqui explorada e representada através de um desenho a tinta-da-china, expressivo e emocional, que nos sinais e exuberância dos traços a negro evoca a racionalidade do desenho arquitetónico que tanto a caracteriza – a emoção e a razão, lado a lado”, explica, numa nota de imprensa, Eduardo Aires, designer responsável pela nova roupagem do vinho.

Para os enólogos responsáveis, Jorge Alves e Rodrigo Costa, o Grande Villae Branco 2021 é um vinho “notavelmente complexo”, que é marcado por “uma riqueza aromática fascinante, textura sedosa e finíssima linearidade”.

Este novo Taboadella Grande Villae Branco 2021 já se encontra disponível para venda (€38), mas a sua produção está limitada a 4500 garrafas.  

Design e Artes

Há uma tendência decoração que começa nesta peça da H&M

Guarda espaço na decoração da tua casa para esta nova tendência. Está por todas as lojas e talvez a sigas sem ainda teres dado conta.

Gourmet