O restaurante Black Trumpet e o fascinante mundo dos Cogumelos
Gourmet

Black Trumpet: aqui só se comem Cogumelos, mas não só…

O novo restaurante no Bairro de Santos, em Lisboa, usa a arte culinária e a alquimia dos cocktails para dar a conhecer o mundo dos cogumelos.

Conhecido cientificamente como Craterellus Cornucopioides, o cogumelo Trompeta Negra, que dá nome a este novo Restaurante, é apreciado pelo seu sabor distinto e nutrientes ricos, traduzindo a filosofia do Black Trumpet que acaba de abrir no coração de Santos, em Lisboa.

E, sim, aqui todo a carta é dedicada ao fascinante mundo dos cogumelos. Com forte ligação ao terroir português e com foco na nutrição do corpo e da mente, o restaurante colabora com vários especialistas no mercado como Natan Jacquemin, fundador da NAM Mushroom Urban farm (um projeto de economia circular que usa borras de café para produzir cogumelos), garantindo uma vasta variedade de cogumelos sazonais na sua arte culinária, que vão desde o Trompeta Negra, Cogumelo Couve-flor, Pé de Carneiro, Juba de Leão, Shiitake, Enoki, Portobello, Chanterell e Porcini, entre outros.

O conceito terra-a-terra reflete a visão gastronómica, mas também o ambiente e carácter do Black Trumpet, que se assume como um espaço descomplicado, perfeito para refeições decadentes e memoráveis. Na cozinha, usam-se técnicas diferenciadoras e de mixologia para entrar no mundo dos cogumelos e criar uma experiência surpreendente e nutritiva. Na carta sazonal, criada por Pedro Henrique Lima (Corporate Chef), Carolina Pires Ramos (Head Chef) e Rafael Sousa (Sous Chef), os cogumelos surgem ao lado de vegetais frescos e de origem local, mas também há carne e peixe (por enquanto, um prato por cada proteína).

Entrámos nesta nova narrativa gastronómica da capital naturalmente pelo couvert (pão de fermentação natural, brodo de Shiitake fermentado, manteiga de trompeta negra e avelã, tapenade de azeitona galega com nibs de cacau), o nosso primeiro contacto da noite com cogumelos, que nos acompanham, claro, o resto da noite. E a escolha de três pratos para partilhar: Cogolho Braseado (alface cogolho braseada, vinagrete de mostarda e mel de cana, gema de ovo curada e molica de sêmola); Carpaccio de Vegetais (carpaccio de pastinaca, picles de rabanete e cogumelo pé de carneiro, creme de queijo da serra da estrela, brotos e limão assado); e Gnocchi (gnocchi de queijo fresco, ervilha, beurre blanc de vinho do porto branco e cantharellus sibarius). Num espaço que valoriza cocktails de assinatura, onde Maurício Leal, head bartender do Black Trumpet, concebeu uma carta inovadora que incorpora cogumelos nas suas criações, a escolha foi para o “favorito da Casa”, o Coriander Sour (sake, chartreuse verde, cordial de coentros, solução salina e óleo de coentros).

 

Com a convicção de que uma vida saudável começa não só com o que se consome, mas também como se consome, o Black Trumpet é um novo ponto de encontro descontraído para diferentes apetites, onde à experiência se junta uma alquimia sonora dos ritmos soul e funk dos anos 70. Com um design de interiores sofisticado em tons terra, é sensual, intimista e aconchegante. Mas também vanguardista, sensorial e boémio. Para amantes de música, entusiastas de cogumelos, mas não só…

Coolhunting

O boicote é sério: Zara sofre de insensibilidade ou de ignorância?

Se respondermos com o coração, de ambos. Se respondermos com a razão, também.

Gourmet