Já são conhecidos os vencedores do XXIII Concurso de Vinhos da Península de Setúbal, que premiou 29 vinhos e atribuiu oito medalhas de ouro e 21 de prata, entre os 98 vinhos avaliados.
O melhor vinho a concurso foi o Venâncio da Costa Lima Reserva da Família Superior 10 anos, um moscatel da região de Setúbal cujo preço ronda os €22, mas, entre tantos vinhos premiados, há verdadeiras surpresas por descobrir, como é o caso do Terras do Pó Reserva 2022, da Casa Ermelinda Freitas, que arrecadou o prémio de melhor vinho branco do concurso.
Este vinho que combina as castas Antão Vaz, Verdelho, Fernão Pires e Sauvignon Blanc, passa por um pequeno estágio de quatro meses em barricas de madeira francesa e americana. Apresenta uma cor amarela esverdeada intensa, com aromas a notas tropicais (em virtude da presença da casta Sauvignon Blanc), que complementam de forma inteligente os aromas cítricos e frutados da madeira.
Resulta assim num vinho refrescante com um final de boca cheio, que acompanha na perfeição pratos de peixe com mais estrutura ou queijos mais fortes, bem como carnes brancas.
O melhor de tudo é o preço, uma vez que se encontra à venda por €5,50.