Fotografia: reprodução do filme 'Wine Country'
Gourmet

Sobrou vinho? Transforma-o em algo inesperado e essencial na cozinha

Quando sobra vinho, nunca o desperdices. Podes transformá-lo num dos condimentos mais usados na cozinha portuguesa.

Nem sempre uma garrafa de vinho chega ao fim e se há coisa que não se deve nunca fazer é desperdiçar, seja vinho ou comida. E se na comida conhecemos variadas formas de aproveitamento, por exemplo, transformar restos de frango em frango à brás, no vinho nada mais nos ocorre do que verter para o tacho num próximo cozinhado. Mas há outra forma de lhe dares uso: fazer sal de vinho. 

A ideia pode parecer descabida, mas é mais vantajosa do que possas pensar. Não só porque condimentar a comida com sal de vinho dá um sabor distintivo aos pratos, como por ajudar a reduzir a própria quantidade de sal adicionada – e bem sabemos o quanto isso é importante para reduzir os riscos de hipertensão arterial, sendo a dose recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de 5 gramas de sal por dia.

Como fazer então para transformar sobras de vinho na pérola de cozinha que usamos em todos os cozinhados? Simples. 

Ingredientes:

Só precisas de 250 gramas de sal grosso e 50 ml de vinho.

E a preparação? Segue estes passos: 

– Coloca o sal num tabuleiro;

– Acrescenta o vinho e mistura bem para que fique tudo bem misturado. Adiciona vinho aos poucos, porque se exagerares na quantidade, o sal pode dissolver-se;

– Leva o tabuleiro ao forno por 5 a 10 minutos a 100°C ou até veres que o sal secou completamente. Podes repetir o processo quantas vezes quiseres, dependendo da intensidade desejada;

– Se o sal ficar compactado, separa com uma colher e verte então de seguida para o saleiro.

 

 

Coolhunting

Não são ténis Adidas, mas entram na lista de tendências que desejas

Há uma nova coleção de ténis que parece Adidas, mas não é. São ténis que seguem duas das tendências para 2024 e ainda dão cor aos looks do dia a dia.

Gourmet