Perder peso, ao contrário do que se possa pensar, nem sempre é possível a curto prazo. O processo de emagrecimento pode estender-se por anos, em parte devido a alguns erros comuns que todos cometemos. Mas há formas de tornar o processo de emagrecimento mais consistente.
Um deles é deixar as dietas restritivas de parte. Ainda que numa primeira fase ajude a perder peso, adotar uma dieta em que deixamos de comer o que gostamos é o primeiro passo para a condenar ao fracasso.
A melhor opção é criar uma rotina alimentar em que podes desfrutar do que mais gostas, de forma regrada. Comer uma pizza, beber uma cerveja ou um copo de vinho não irá comprometer o processo de perda de peso, desde que seja um consumo equilibrado.
Se é verdade que a comida está muitas vezes associada a momentos de prazer, encontrar nela apenas esses momentos de felicidade durante o dia é um erro. Encontrar outras atividades que proporcionem uma sensação de bem estar, como ter um hobby ou praticar desporto, são importantes para ajudar a manter uma alimentação saudável.
Por fim, voltamos ao início do texto. Pensar que perder peso é um processo imediato é errado. Ao longo do tempo, há altos e baixos. É importante enraizar na rotina os hábitos de manter uma alimentação saudável e de praticar de exercício físico, mas isso só é possível com o tempo.