Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Estes remédios caseiros ajudam a acalmar gripes e constipações

Alerta a todos os narizes entupidos e tosses irritativas: eis alguns remédios caseiros para vos ajudar a sobreviver às gripes e constipações.

Não há muito que se possa fazer contra uma constipação comum e outras doenças respiratórias causadas por vírus, que não podem ser curadas com antibióticos como as infeções bacterianas.

Tirando os grupos de risco, e para evitar corridas desnecessárias às urgências, os médicos genericamente recomendam descanso, antipiréticos e muita paciência para lidar com sintomas e esperar que passem ou pelo menos melhorem.

"Há um ditado que diz que se tratarmos uma constipação, ela desaparece em sete dias, se a deixarmos em paz desaparece numa semana", disse uma médica especializada em medicina integrativa ao The New York Times.

Mas, claro, deve-se consultar um profissional de saúde se os sintomas forem graves, se houver dificuldades respiratórias ou se não se verificar qualquer melhoria após mais de uma semana.

Seguindo esta sugestão de descanso, existem ainda inúmeros remédios caseiros, como chás ou sopas quentes, usados há décadas para ajudar a gerir os sintomas de constipações e gripes.

Não existem estudos que comprovem a sua eficácia, mas profissionais de saúde reconhecem que não há mal nenhum em adotar práticas que possam fazer-nos sentir melhor quando estamos doentes, mesmo que estas acabem por proporcionar apenas um efeito placebo.

Eis alguns remédios populares que podem não ser cientificamente comprovados, mas que pelo menos ajudam:

Manter-se hidratado e acalmar uma dor de garganta com chás ou sopa de gengibre e corcuma

Em muitas culturas, o gengibre é um dos primeiros ingredientes a que as pessoas recorrem quando se deparam com uma dor de garganta. É frequentemente mergulhado em água a ferver juntamente com outras ervas para fazer chás calmantes ou adicionado à canja de galinha. Alguns estudos descobriram até que o gengibre pode ter propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a aliviar o inchaço.

Já a raiz de curcuma, uma planta da família do gengibre, originária do sudeste asiático e há muito utilizada nas práticas médicas ayurvédicas da Índia, também pode reduzir a inflamação.

 

 

Controlar a tosse com água salgada e mel

Se a dor de garganta for agravada por tosse, gargarejar com água morna salgada pode ser útil. Segundo especialistas, o gargarejo ajuda a soltar o muco espesso e também pode remover irritantes como bactérias, vírus e alergénios da garganta. A utilização de uma solução salina proporciona o benefício adicional de retirar o excesso de fluido dos tecidos inflamados e, em vez disso, revesti-los com água quente, disse o Dr. Talbot, professor associado de medicina no Vanderbilt University Medical Center ao The New York Times.

Adicionar mel à solução de gargarejo, ou a qualquer chá ou bebida quente, pode ainda proporcionar um efeito calmante.

Aliviar a congestão com agua morna salgada ou ervas e vapor

Tal como o gargarejo com água salgada, a lavagem nasal pode ajudar a remover alguns vírus e muco, ao mesmo tempo que reduz o inchaço que pode causar a congestão. Um estudo publicado mostrou que este processo pode ajudar a encurtar a duração da doença, bem como a reduzir a potencial transmissão de germes a outras pessoas.

Em relação às ervas, o mentol, um químico presente na hortelã-pimenta e noutras plantas de menta, também pode dar a sensação de uma respiração mais fácil. Pode-se aplicar uma pomada de mentol, como Vicks VapoRub, debaixo do nariz ou no pescoço e garganta para obter alívio dos sintomas ou fazer vapores com eucalipto ou o tomilho, em água a ferver durante cinco a 10 minutos. .

Mas, independentemente do remédio caseiro, no final do dia o importante encontramos algo que nos deixe mais confortável quando a gripe ataca.

Evasão

É das mais bonitas viagens de comboio do mundo e passa por Portugal

A viagem de comboio pela Linha do Douro é das mais bonitas do mundo devido às suas paisagens. Mas sabias que um bilhete custa menos de 15 euros?

Nécessaire