Não estamos a dar nenhuma novidade se dissermos que caminhar, pelo menos, 30 minutos por dia traz muitos benefícios, tanto físicos como psicológicos, e que todos o deviam fazer, sem desculpas.
Mas e se te dissermos que há um ritmo e horas específicos para o fazeres e conseguires resultados ainda mais eficazes?
Um dos mais recentes estudos da Unidade de Epidemiologia do Conselho de Investigação Médica (MRC) da Universidade de Cambridge diz que caminhar todos os dias durante 11 minutos a um ritmo acelerado, aumentando o ritmo cardíaco, pode evitar doenças cardiovasculares, vários tipos de cancro e a morte prematura (definida pela Organização Mundial de Saúde como ocorrendo em pessoas entre os 30 e os 70 anos de idade).
Além disso, outros estudos sublinham ainda que a melhor altura para fazer uma caminhada é depois do jantar (tendo em conta que os especialistas fixam esta hora por volta das 20 horas), pois evita os picos de glicémia e ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue.
Se consumirmos a energia fornecida pela última refeição do dia, evitamos que a glicose seja armazenada no nosso organismo sob a forma de gordura, evitando assim o aumento de peso.
Caminhar à noite, depois de um lanche ou jantar, também ajuda a digestão e evita problemas como gases, refluxo ou acidez. Além disso, o movimento ativa a circulação sanguínea e a pressão arterial e ajuda a controlar o colesterol.