Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Cientistas descobrem proteína que pode combater o envelhecimento

A identificação de uma proteína conhecida como HKDC1 pode ajudar a encontrar novos caminhos no combate a doenças relacionadas com a idade.

Uma equipa de investigadores japoneses identificou uma proteína que poderá ajudar a encontrar novas formas de combater doenças relacionadas com a idade. Esta proteína ajuda a “limpar” organelos danificados, subunidades de células que ditam o seu funcionamento.

Danos neste organelos têm sido associados a doenças neurodegenerativas decorrentes do envelhecimento, como o Parkinson, Alzheimer ou Esclerose Lateral Amiotrófica, mas um novo estudo publicado no Journal Proceedings of the National Academy of Sciences, por investigadores da Universidade de Osaka, no Japão, aponta que a proteína conhecida como Hexocinase ajuda a proteger as mitocôndrias e lisossomas, ajudando a prevenir senescência celular que, por sua vez, se relaciona com as doenças que surgem com o envelhecimento.

A senescência celular ocorre quando as células deixam de se dividir, o que pode impedir que se tornem cancerosas, mas contribui para o envelhecimento.

Os investigadores afirmam que alguns estudos sugerem que a prevenção da senescência pode contrariar o envelhecimento humano e as doenças relacionadas com a idade e que esta descoberta poderá contribuir para a criação de novos fármacos que combatem a senescência celular.

Como esta proteína protege os organelos?

A mitocôndria fornece energia, mas quando está danificada tem de ser afastada para que a célula possa sobreviver. As doenças neurodegenerativas podem ocorrer quando estas mitocôndrias danificadas se acumulam nas células.

A remoção destas mitocôndrias danificadas ocorre, porém, através de um processo conhecido como mitofagia e depende, em grande medida, de proteínas como a Parkin ou PINK1, mas os cientistas descobriram que a proteína HKDC1 e a sua interação com uma outra proteína conhecida como TFEB é essencial  no processo de remoção das mitocôndrias danificadas.

Evasão

Pesquisámos por ti: o destino improvável que vais querer marcar já

Ainda tens espaço na tua lista de viagens de sonho? É possível que queiras adicionar mais um destino após veres estas imagens.

Nécessaire