Fotografia: Pexels
Nécessaire

Sete passos para te maquilhares como uma profissional

As dicas são da maquilhadora profissional e formadora, Diana Martins.

Para te maquilhares como uma profissional, há uma regra muito básica que deves ter em mente: uma pele cuidada é sinónimo de uma maquilhagem perfeita. Eis os passos mais importantes a segir:

1º passo: cuidares de ti!

Todos os dias, antes de te maquilhares, deves equilibrar o PH da tua pele, com um tónico suave. Recomendo sempre que os produtos de rosto sejam para peles sensíveis.

Depois deverás fazer a hidratação do teu rosto, olhos e pescoço. Massajar bem o rosto com movimentos circulares em toda a face sempre ascendentes, e no pescoço movimentos descendentes. Podes sempre passar uma água termal, a pele vai mesmo ficar hidratada e bonita.

2º passo: menos é mais

Recomendo que passes primeiro a base no teu rosto, do que o corretor. Assim, muitas vezes vais usar menos produtos, porque aquele problema que te incomodava por vezes desaparece com a base.

A base deverá ser sempre do teu tom e subtom. Para a testares passa no teu maxilar e depois centro do rosto, esbate e percebe se a mesma se funde com a tua pele. Recomendo texturas fluídas e para construir por camadas.

3º passo: usa sempre pincéis

Os pincéis dão um acabamento profissional, são mais fáceis de lavar e desinfetar. Podes optar por um pincel mais fofo e denso, estes são versáteis e muito fáceis de trabalhar, que poderás encontrar em formato mais bolinha, em formato kabuki reto, ou até mesmo bicelado.

Se usas pincéis, tem sempre contigo liquido para limpeza dos mesmos, com secagem rápida, e lava-os apenas até às cerdas, nunca mergulhes em agua.

4º passo: opta por texturas fluídas e cremosas

Seja creme iluminador, bronzer, blush ou contorno, a vantagem é que são mais fáceis de trabalhar e conseguirás diferentes acabamentos.

5º passo: respeitar a aplicação dos produtos

Primeiro deverás optar por tudo o que é cremoso. Se pretenderes usar iluminador, bronzer, blush e/ou contorno em pó, então é hora de matificar. Opta por pós translúcidos matificantes, estes são compactos ou soltos. Escolhe fórmulas que não tenham tanta sílica e talco, senão irás ficar branca na hora das selfies.

6º passo: escolhe paletas versáteis

Não precisas de 20 tons. Opta por paletas que te ofereçam qualidade, boa pigmentação e que sejam fáceis de trabalhar. Por vezes, tens paletas com 6 a 8 sombras, que já trazem tons que permitem ser usados como bronzers, iluminadores, blush e contornos.

Além disso, um olho bonito tem de ter profundidade. Tenta sempre usar pelo menos três sombras - uma clara na parte interna do olho e arcada da sobrancelha, uma tonalidade acetinada de cor média em toda a pálpebra (poderás usar uma tonalidade igual ao teu blush) e, por fim, define o concavo com um pincel bem fofinho e esfuma sempre.

7º passo: usar fixadores de maquilhagem

Depois de usares a tua máscara de pestanas favorita, podes sempre terminar com fixadores de maquilhagem hidratantes, que  irão dar aquele glow final que tanto procuras.

*Diana Martins irá estar presente na Feira Internacional de Estética, Cosmética e Cabelo, onde irá falar do tema The art of Glam: Os desafios da maquilhagem profissional, no dia 7.

Coolhunting

O Ballroom de Nuno Baltazar na ModaLisboa é afinal um protesto

Há malhas de pailletes, estruturas secas em pontos tafetá, crepes georgette, dupion moirée e lãs frias. Mas há também um Nuno Baltazar pouco otimista com “o momento mais crítico e preocupante da Moda de Autor em Portugal”.

Nécessaire