O verão chega e tudo o que queremos são resultados rápidos. Lamentamos dizer, caro leitor, que isso é praticamente impossível. Não há milagres para um “six pack”, nem para uma barriga lisa de um dia para o outro. Mas há algumas sugestões que ajudam.
Principalmente nos dias de praia, muitos de nós desejam ter a barriga lisa, isto é, sem inchaço abdominal que nos provoque desconforto, e há uma dica de ouro para o conseguir.
“Uma das soluções para evitar a barriga mais ‘inchada' é comer mais devagar, com calma e pousar os talheres entre cada garfada, evitando assim engolir grandes quantidades de ar”, aconselha a nutricionista Lia Faria.
Além desta dica, há mais uma a anotar: infusão de funcho, que “também pode ajudar a aliviar os sintomas”.
À Versa a nutricionista apresenta ainda um conjunto de hábitos para uma barriga mais lisa, que devem ser praticados o ano inteiro e especialmente reforçados no verão.
Um deles é aumentar a hidratação, assim como o consumo de fibra (através da fruta, hortícolas e cereais integrais) e a atividade física, praticando no mínimo 150 minutos de atividade moderada por semana, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Os alimentos e bebidas a privilegiar e a evitar
Por vezes não entendemos o porquê de não ter uma sensação de barriga lisa quando parece que estamos a fazer tudo certo: comer bem, beber água e praticar desporto. Contudo, há muitos fatores que podem comprometer estes hábitos saudáveis.
“Existem várias causas para o inchaço abdominal, nomeadamente o excesso de gases intestinais, provocado quando se engole ar através da mastigação ou quando se tem uma alimentação onde está presente em abundância alimentos muito condimentados, ricos em açúcar e gordura”, refere a nutricionista.
Para nos ajudar, Lia Faria traça uma lista de alimentos que devemos privilegiar e evitar e que podem ser uma ferramenta útil para a barriga lisa deste verão.
Privilegiar
- Alimentos in natura;
- Três a cinco porções diárias de hortofrutícolas. "O consumo adequado de fibra ajuda na sensação de saciedade e na regulação do trânsito intestinal, reduzindo assim a barriga ‘inchada’”;
- Uma fonte de proteína nas refeições principais e nos lanches “para evitar petiscar”. Exemplo: ovo, iogurte, tremoços, queijo.
Evitar
- Alimentos altamente processados, ricos em gordura, açúcar e sal. Exemplo: bolachas, produtos de pastelaria e snacks salgados;
- Sumos e/ou refrigerantes com adição de açúcar ou bebidas alcoólicas. “O álcool fornece sete kcal/gramas, quase tanto como a gordura (nove kcal/gramas).
É possível manter a barriga lisa o dia todo?
“Sim”, garante a nutricionista Lia Faria. Mas, mais uma vez, não há milagres e é preciso saber o que podemos ou não fazer. Para além das recomendações já apresentadas, há duas a acrescentar aos cuidados diários.
“Evitar alimentos que causem mais desconforto (as leguminosas no geral são um desses alimentos - estar atentos a todos os sintomas)”, diz a nutricionista; e “evitar os alimentos dos quais se tem intolerância. Por exemplo: optar por leite sem lactose se tiver intolerância à lactose”.