Quer queiramos quer não, a nossa vida profissional afeta a vida pessoal e vice-versa, mesmo quando tentamos separar os dois.
A pensar nesta questão, James Clear, especialista em tomada de decisões e autor do bestseller Atomic Habits, afirma que os hábitos das 17h às 21h podem ter um impacto significativo no desempenho das 9h às 17h e propõe uma mudança simples no estilo de vida.
A ideia é criar condições para que o período pós-trabalho proporcione um bom dia seguinte. Mas como? Criando zonas em casa para fins específicos e hábitos mais relaxantes como ler, por exemplo. Se houver uma zona só para essa atividade, sem uma televisão a distrair, é mais fácil para o cérebro se focar e decidir o que fazer. Além disso, Clear sugere que se guarde o telefone assim que chegamos a casa ou que se limite o tempo em frente ao ecrã.
Por fim, mas não menos importante, é preciso dormir uma quantidade saudável de horas por noite, comer refeições saudáveis e equilibradas e, se possível, fazer exercício físico de forma consistente.
Para o especialista, com estas pequenas mudanças tudo irá fazer mais sentido. E tu, quando vais começar?