Estamos já habituados a que o irreverente e o inesperado façam parte dos desfiles de moda, onde há peças que entram só para fazer parte do espetáculo ou para passar uma mensagem. Mas no caso da Semana da Moda de Copenhaga, há tendências que vão mesmo poder saltar para o dia a dia, ainda que talvez, não sejam para todos.
1. Vestidos sobre calças
Usar vestidos sobre calças é talvez uma das tendências em maior destaque na Semana da Moda de Copenhaga e, por isso, a primeira que apontamos. Consiste precisamente em usar um vestido sobre calças, podendo fazê-lo em coordenado ou num contraste de peças. Quem apresentou esta tendência? TG Botanical, Gestuz, Mark Kenly Domino Tan, Ganni e Saks Potts.
2. Meias altas
Com saias ou calções, na primavera/verão de 2024 marcas como Rotate, Ganni, Baum und Pferdgarten e Stine Goya sugerem usar meias até ao joelho ou acima do tornozelo, de preferência de vidro em preto. Podem também ter pormenores, como bolinhas ou brilho.
3. “One Shoulder”
Se este ano a tendência é o “Off Sholder”, em 2024 aquilo que se pode esperar é apenas um ombro descoberto. A moda pode ser usada com cardigans, vestidos, camisas ou tops, importa é que fique um ombro tapado e outro a nu, como mostraram a 7 Days Active, a Baum und Pferdgarten e a A. Roege Hove na Semana da Moda de Copenhaga.
4. Lenço na cabeça
No que toca a acessórios, os lenços vão usar-se em 2024 tal como se usavam antigamente, incluindo pela Rainha Isabel II. Este toque de elegância pode fazer-se com um lenço atado na nuca ou junto ao queixo, dependendo do quanto se quer ou não revelar o cabelo. Não faltaram exemplos de Helmstedt a Mark Kenly Domino Tan na semana da moda escandinava.
5. Joias geométricas exageradas
Ainda no que diz respeito a acessórios, Copenhaga foi alvo de uma invasão de joias geométricas, como tachas exageradas ou outras formas superdimensionadas. No fundo, quanto maior for o elemento, mais dentro da tendência estará e marcas como a Stine Goya, a Gestuz e Lovechild não pouparam no tamanho das peças.