A gruta de Benagil é um dos pontos de passagem deste trilho | Fotografia: Unsplash
Evasão

Estas são as melhores caminhadas da Europa e há uma em Portugal

Já ouviste falar do percurso dos Sete Vales Suspensos? Este trilho é um dos melhores da Europa para a Condé Nast Traveler. Mas há outros sítios para descobrir.

O outono traz a melancolia e os tons bucólicos. Os dias mais frios e curtos tomam conta da rotina, mas em muitas partes da Europa – Portugal incluído – esta pode ser uma das melhores alturas para explorar os encantos naturais do território.

O site Condé Nast Traveler elaborou uma lista de algumas das melhores caminhadas na Europa com vistas inacreditáveis e uma região portuguesa surge mencionada. Numa lista que dá a conhecer paisagens fantásticas como a região de South West Coast Path, em Inglaterra, ou as montanhas Tatra, na Polónia, o Algarve, bem conhecido dos portugueses merece destaque.

O percurso dos Sete Vales Suspensos, um dos mais conhecidos da região, liga a praia da Marinha à praia Vale Centeanes. Em linha reta, são cerca de 5km de extensão, por entre falésias e grutas. A sugestão da Condé Nast é que se faça o trilho passando por algumas das praias, não deixando de visitar a gruta de Benagil e alguns dos restaurantes que se encontram nas imediações.

Outra sugestão é ir mais para Oeste, onde em Lagos vale a pena percorrer alguns dos trilhos da Ponta da Piedade e deixar-te encantar pelas falésias da praia de São Rafael.

Se estiveres a pensar em visitar outros países, o Caminho de Lícia, na riviera turca, é um percurso a ter conta. Tendo sido sinalizado há apenas duas décadas por uma mulher britânica apaixonada pela região, este trilho composto por quase 500 quilómetros dá a conhecer a história desta parte do Mediterrâneo oriental.

O Parque Natural Durmitor, em Montenegro, património mundial da UNESCO, é um sitío, escreve a Condé Nast, esquecido por turistas, sendo o sítio ideal para visitar no outono. A dimensão do parque é tremenda, sendo possível passar pelo menos um dia ou dois no local a fazer caminhadas. Um dos trilhos recomendados é a rota circular, que se estende por oito horas ao longo de dez quilómetros, e que dá a conhecer lagos, montanhas e florestas.

Coolhunting

Portugal lidera uma Semana de Moda mais Artificial: so far, so good…

Uma Fashion Week Artificial é o tema da opinião desta semana, que podes receber em primeira-mão se subscreveres a Newsletter da VERSA.

Evasão